Jornal de Notícias

Usar a fome como arma é um crime de guerra, diz Ban Ki-moon

- SÍRIA

O secretário-geral da ONU avisou ontem que a utilização da fome como arma na Síria constitui um crime de guerra, enquanto Paris, Londres e Washington pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança para abordar o cerco a cidades sírias, como a de Madaya.

“Deixem-me ser claro: o uso da fome como arma de guerra é um crime de guerra”, declarou Ban Ki-moon, momentos após uma segunda coluna de ajuda humanitári­a ter conseguido fornecer alimentos aos residentes de Madaya, cercada há seis meses e onde há relatos de situações de fome. “Todas as partes, incluindo o Governo sírio, que tem a primeira responsabi­lidade para proteger sírios, estão a cometer este e outros atos atrozes proibidos pela lei humanitári­a internacio­nal”. Paris, Londres e Washington pediram uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para “alertar o Mundo sobre o drama humanitári­o que decorre em Madaya e em outras cidades da Síria”, declarou o embaixador francês François Delattre. Trata-se de “colocar cada um perante as suas responsabi­lidades”.

A iniciativa apoiada pela Nova Zelândia e Espanha, pretende “contribuir para criar condições mais favoráveis ao retomar do diálogo inter-sírio”, a dez dias da prevista abertura de negociaçõe­s de paz em Genebra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal