Jornal de Notícias

Isidro afinal parecia um “bezerrinho”

Ponte de Lima Touro com 450 quilos fez a festa da Vaca das cordas

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

Milhares de pessoas invadiram ontem a vila de Ponte de Lima para assistirem a mais uma edição da Vaca das cordas, que decorreu sem incidentes de maior. Um touro jovem, com 450 quilos de peso, foi o protagonis­ta da tradiciona­l festa, que este ano voltou a cumprir-se em véspera do feriado do Corpo de Deus.

Como manda a tradição, o animal saiu para as ruas ao fim da tarde, preso por cordas, e foi conduzido por um grupo de homens, desde a Casa do Conde de Aurora, por entre a multidão, até à Igreja Matriz. Ali foi preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, onde lhe deram um banho de vinho verde tinto da região e o levaram a dar as tradiciona­is três voltas à igreja.

O melhor desta festa para os seus adeptos começou depois com o lidar do touro, no areal da vila, pelos mais ousados e com milhares de espectador­es a assistir de todos os pontos ao redor. Valeu de tudo, até subir para os automóveis para fugir à fúria do bicho, que para alguns este ano era mais jovem e inábil do que o costume.

“Aquilo é um ‘bezerrinho’. Até faz impressão”, comentava um homem. E outro atirava: “Mandaram para aqui uma ovelha”. Caracteriz­a a secular Vaca das cordas o espetáculo das marradas, das peripécias, sustos e trambolhõe­s dos populares que se atrevem a enfrentar o touro. Após a recolha do animal, que na próxima sexta-feira irá para o matadouro, a festa continuou noite dentro, com milhares a beber e a dançar nas tascas e bares de rua da vila de Ponte de Lima.

Nos últimos três anos, devido à suspensão do feriado do Corpo de Deus, a festividad­e realizou-se sempre na sexta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal