Jornal de Notícias

Fisco devolve 827 milhões de euros de IRS

Impostos Valor dos reembolsos já feitos é superior ao de 2015 em 160 milhões de euros, ou seja, mais 24%

- Lucília Tiago ltiago@dinheirovi­vo.pt

A administra­ção fiscal já devolveu 827 milhões de euros desde que arrancou o processo dos reembolsos do IRS. O valor médio do imposto que está a ser devolvido aos contribuin­tes supera em média os 60 euros face a 2015.

Até ao final desta semana foram processada­s 2,26 milhões de declaraçõe­s anuais de IRS relativas aos rendimento­s obtidos em 2015. São mais 765 833 do que no período homólogo de 2015, segundo mostram os dados do Ministério das Finanças. Até à mesma data, o valor glo- bal dos reembolsos também superou o observado em 2015 em cerca de 160 milhões de euros (mais 24%).

Excecional­mente, o prazo para a entrega das declaraçõe­s da 1.ª fase do IRS arrancou este ano em abril, tendo avançado em maio para os restantes contribuin­tes. Quem no ano passado obteve outros rendimento­s que não apenas de trabalho dependente e de pensões, tem até à próxima terça-feira para acertar as contas com o Fisco.

De acordo com os dados do portal das Finanças, nesta 2.ª Fase já foram entregues 1,27 milhões de declaraçõe­s, número que compara com 2 milhões submetidos em 2015 até ao final do prazo.

Ao contrário do que sucede com os trabalhado­res dependente­s e pensionist­as, que foram chamados a pagar a sobretaxa (em 2015 era de 3,5%) todos os meses, os trabalhado­res independen­tes (que passam recibo verde) só agora, com a entrega da declaração anual do imposto, vão contribuir para este adicional do IRS. O reembolso que terão a receber será calculado à luz deste acerto por via da sobretaxa. Por este motivo, tal como sucedeu no ano passado, o valor médio de IRS que o Fisco devolve a cada contribuin­te deverá baixar ligeiramen­te face ao observado na 1ª Fase.

 ??  ?? Prazo do reembolso vai até 31 de julho
Prazo do reembolso vai até 31 de julho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal