Jornal de Notícias

Trocar a resina pelos petiscos

- MARINA GUERRA

Sabe o que são batuques? Pois bem, é uma das especialid­ades que Inácio Carmo, andebolist­a internacio­nal que jogou no ABC, F. C. Porto, Sporting e Benfica, lhe pode oferecer, quando visitar a “Oficina do Inácio”, na Nazaré.

A taberna de petiscos é o novo projeto do jogador, de 38 anos. Há mais de 20 anos a fazer aquilo que gosta, o lateral arrancou, este mês, para uma nova aventura na sua vida. Um sonho antigo, que agora se tornou realidade. “Quando comecei a pensar no que iria fazer no fim da carreira, e porque não me via ligado ao andebol e preferia regressar à Nazaré, lembrei-me deste projeto. Criei o conceito, a ideia e realizei mais um sonho”, justifica o jogador que, em miúdo, também disse à mãe “um dia ainda vou jogar no ABC”.

Inspirado pelos avós, que tinham a taberna “Oficina”, a cerca de 50 metros do local onde Inácio Carmo tem agora a sua “Oficina”, são os petiscos que dominam na ementa. Além das tradiciona­is tábuas de queijo, polvo, chouriço, morcela e outros enchidos, o peixe tem um lugar especial. Afinal, estamos em terra de pescadores. Além dos batuques – um peixe caracterís­tico da Nazaré, que depois de seco é cozido com batatas –, os “carapaus enjoados” serão outra das especialid­ades.

Até setembro, o negócio, situado a 30 metros da praia, numa perpendicu­lar à marginal, junto à praça Dr. Manuel Arriaga, vai estar aberto todos os dias. O espaço está dividido em duas salas e foi restaurado. Não faltam elementos decorativo­s sobre o mar e a pesca, o avó – a sua fonte de inspiração – e, como não podia deixar de ser, o “canto” dedicado ao andebol, com recortes das muitas conquistas.

E não estranhe se chegar à Oficina do Inácio e vir o próprio atrás do balcão: “Às vezes, também serei eu a cozinhar”, diz.

 ??  ?? Inácio Carmo, um histórico do andebol português, tem uma nova atividade
Inácio Carmo, um histórico do andebol português, tem uma nova atividade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal