Jornal de Notícias

Vodafone reduz no Porto

Rescisões Operadora transfere serviços para outsourcin­g e dispensa 60 pessoas

- Ana Marcela ana.marcela@dinheirovi­vo.pt

Vodafone prepara-se para transferir, no Porto, para outsourcin­g, a prestação de serviço de áreas técnicas atualmente assegurada internamen­te na empresa, afetando um total de 60 pessoas. A operadora está a propor a rescisão de contrato por mútuo acordo e a eventual integração nas empresas que passarão a prestar os serviços, apurou o JN/Dinheiro Vivo.

O processo de externaliz­ação de serviço segue-se a outro, em março e abril, afetando sobretudo Lisboa, que englobou 62 trabalhado­res. Em menos de seis meses, a Vodafone Portugal vai reduzir 120 pessoas ao seu número de trabalhado­res, justifican­do a decisão com um “processo de otimização” que visa “adaptar a sua estrutura e custos à realidade do mercado”.

Há várias semanas que a empresa tem mantido reuniões com os trabalhado­res no Porto para apresentar propostas para rescisão de contrato. A Vodafone não confirma o número de trabalhado­res que pode ser afetado. “Está em curso um processo de transforma­ção e algumas atividades passarão a ser assegurada­s por parceiros externos. As reuniões têm como objetivo apresentar condições para o termo do contrato, por mútuo acordo”, adianta fonte oficial da Vodafone ao JN/Dinheiro Vivo.

Os trabalhado­res atingidos estão neste momento a desempenha­r funções numa área técnica de suporte a operações da rede. “Os parceiros externos, com os quais a Vodafone Portugal mantém uma relação longa e de confiança, darão prioridade ao recrutamen­to de colaborado­res que prestem serviço à Vodafone”, garante a mesma fonte.

A mudança é voluntária, podendo o trabalhado­r optar por não transitar. “Os colaborado­res que rescindira­m por mútuo acordo têm assegurado um pacote de condições que incorpora, entre outras, apoio durante um determinad­o período, independen­te da situação profission­al e sem qualquer relação com a eventual remuneraçã­o que auferirem na nova entidade patronal”, refere a fonte.

Em menos de seis meses, a Vodafone afasta 120 pessoas Alterações insuficien­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal