Jornal de Notícias

Angola acusa Portugal de “falta de vergonha”

-

O “Jornal de Angola” voltou ontem a criticar a justiça portuguesa por causa da acusação, em Portugal, ao vice-presidente angolano Manuel Vicente pelos crimes de corrupção ativa na forma agravada, branqueame­nto de capitais e falsificaç­ão de documento, revelada esta semana pela Procurador­ia-Geral da República.

“Custa ver tanta falta de vergonha”, lê-se no espaço semanal de opinião do diretor do jornal – que é detido totalmente pelo Estado angolano –, assinado esta semana pelo diretor-adjunto Victor Carvalho e intitulado “Palavras desadequad­as”.

O artigo sublinha a “justeza da nota de protesto” que o Ministério das Relações Exteriores de Angola emitiu na sexta-feira sobre o “modo como as autoridade­s portuguesa­s divulgaram um suposto caso de justiça” envolvendo Manuel Vicente. “A maneira leviana como as autoridade­s portuguesa­s ‘permitiram’ a fuga de informação que levou para a imprensa lusa esta ‘notícia’ é a confirmaçã­o daquilo que aqui já havia sido dito sobre a existência de uma campanha internacio­nal especialme­nte orquestrad­a para denegrir a imagem de Angola e dos seus principais dirigentes neste ano de eleições”, continua o texto.

A acusação de Manuel Vicente no âmbito da “Operação Fizz” causou o adiamento “sine die” de uma visita da ministra da Justiça Francisca Van Dunem a Angola que deveria ter começado quartafeir­a. Está previsto que António Costa visite o país na próxima primavera, numa viagem oficial que está a ser preparada desde o ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal