Jornal de Notícias

Zlatan dá asas a José

Inglaterra Bis de Ibra, 3-2 ao Southampto­n e a Taça da Liga para Mourinho, que já deixa marca no Man. United

- Almiro Ferreira almiro.g.ferreira@jn.pt

As finais não são para jogar, são para ganhar. E se bem o disse, José Mourinho melhor o faz. Pela 13.ª vez na carreira de treinador, o português chegou a uma final e somou o 11.º troféu. O de ontem, o primeiro pelo Manchester United (3-2 ao Southampto­n), junta-se a outras três Taças da Liga inglesa que o “Special One” já tinha ganho pelo Chelsea.

Em Wembley, o United foi a cara do treinador e a imagem do pragmatism­o. Com 38 minutos, os “red devils” já estavam a ganhar por 2-0. O Southampto­n não foi inferior, mas foi armadilhad­o pelos avanços cirúrgicos do inevitável Zlatan Ibrahimovi­c e de Jesse Lingard, autores do remates que abanaram as redes.

O United parecia estar a passear no parque. Mas isso era sem contar com um golo do Southampto­n, já nos “descontos” da primeira parte. O remate do atacante italiano Gabbiadini teve efeitos contrários: galvanizou os “The Saints” e foi uma seta anestesian­te para equipa de Mourinho.

Na volta para o segundo tempo, o Southampto­n atirou-se ao ataque e obrigou o United a recuar. O mesmo Gabbiadini logo fez o 2-2 (48 m)e a baliza de De Gea passou por muitos outros sustos, incluindo uma bola devolvida pelo poste.

Os “red devils” não acertavam uma, até que ressurgiu o génio do Ibrahimovi­c. Com quem não quer a coisa, Zlatan e cabeceou para o golo do triunfo (87 m) e para a grande desilusão do Southampto­n, que buscava o primeiro título desde 1976. Ou como, aos 35 anos, Ibra voltou a mostrar a mostrar o gene letal dos grandes matadores. O sueco leva já 26 golos nesta época.

Foi, mais uma vez, o abano de Mourinho. E o português deixa marca no Uni- ted: é o primeiro treinador a ganhar um título na época de estreia em Old Trafford. “Isso, para mim, não é importante. O troféu é importante para o clube, para os jogadores e para os adeptos”, humildou-se o ego.

Bem vista as coisas, este não é o primeiro troféu de Mourinho pelo MU, mas os ingleses não lhe atribuem a Community Shield, equivalent­e à Supertaça portuguesa, conquistad­a na pré-época e referente à última temporada. José tem mais em que pensar: mantém-se na corrida pela Taça de Inglaterra e pela Liga Europa e ainda aspira ao pódio da liga inglesa.

A propósito da Premier League, ainda ontem, também em Londres, Harry Kane marcou três dos quatro golos com o Tottenham golelou o Stoke City e trepou ao segundo lugar, a dez pontos do Chelsea.

 ??  ?? À 13.ª final, 11.º troféu para Mourinho, primeiro treinador a ganhar em ano de estreia em Old Trafford
À 13.ª final, 11.º troféu para Mourinho, primeiro treinador a ganhar em ano de estreia em Old Trafford

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal