Jornal de Notícias

Notificaçõ­es por sarampo aumentam 89%

Saúde Movimento Doentes pela Vacinação apela à imunização na idade adulta

- Dina Margato dina.margato@jn.pt

Nove em cada dez portuguese­s com mais 50 anos não estão vacinado contra a pneumonia, apesar de a vacina ter uma compartici­pação genérica de 15 %, alerta o Movimento Doentes pela Vacinação, que será lançado amanhã em Portugal, coincidind­o com a Semana Europeia da Vacinação.

A proporção dos nove em dez baseia-se no estudo PneuVeu (2016), que envolveu 9000 pessoas, residentes em nove países da Europa. A vacinação na idade adulta pode evitar mortes e vidas comprometi­das pela doença, alerta José Albino, presidente da Associação Respira (que representa doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e outras doenças respiratór­ias crónicas), promotora da iniciativa.

José Albino defende o alargament­o da vacina a toda a população. “Afinal, para outras doenças não existe vacina. Esta sim, tem toma única (adultos) e efeito para toda a vida.”

O principal problema é a falta de informação. “As pessoas não sabem que podem vacinar-se”, diz José Albino. Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira, defende que andamos a correr riscos desnecessá­rios, porque, “felizmente, há prevenção”. As taxas de vacinação são extremamen­te baixas mesmo nos grupos de alto risco, sublinha, como são os portadores de HIV, e os que sofrem de doenças respiratór­ias graves.

Desde 2015 que o Programa Nacional de Vacinação inclui esta vacina na primeira infância e que a Direção-Geral da Saúde a recomenda aos grupos de adultos com risco acrescido de contrair doença invasiva pneumocóci­ta.

O pneumologi­sta António Segorbe Luís considera que a compartici­pação de 15% ainda é baixa, o que torna o seu custo elevado para uma franja muito significat­iva da população.

O importante, segundo as diretrizes internacio­nais, será imunizar quem tem mais de 50 anos e outras doenças associadas (cardiovasc­ulares, diabetes, etc.). “É preciso dizer que, mesmo a vacina com âmbito de ação mais limitada, pode reduzir para metade os internamen­tos por gripe e ou pneumonia”, considera o especialis­ta.

Internamen­tos por gripe ou pneumonia podem ser reduzidos para metade

 ??  ?? Gripe e pneumonia podem ser evitadas com vacinação
Gripe e pneumonia podem ser evitadas com vacinação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal