Jornal de Notícias

Bispos pedem mensagem de esperança

- PAPA FRANCISCO PEDRO

O presidente da Conferênci­a Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, espera que ao presidir às celebraçõe­s do centenário das aparições, em Fátima, o Papa Francisco traga uma mensagem de esperança ao Mundo, “onde os problemas globais são muitos e o sentimento de perigo aumentou exponencia­lmente”.

Na abertura da Assembleia Plenária da CEP, que decorreu, ontem, na Cova da Iria, o cardeal-patriarca de Lisboa centrou o seu discurso na importânci­a do Jubileu, para realçar a atualidade e a importânci­a da mensagem de Fátima, sobretudo no apelo que faz à penitência, à conversão e à paz.

“A mensagem de Fátima mostra-nos uma experiênci­a universal permanente: o confronto entre o bem e o mal que continua no coração de cada pessoa, nas relações sociais, no campo da política e da economia, no interior de cada país e à escala internacio­nal”, disse o purpurado, citando um excerto da carta pastoral “Fátima, sinal de esperança para o nosso tempo”, publicada pela CEP, em dezembro.

Para D. Manuel Clemente, tal como em 1917 – data das aparições relatadas pelos três pastorinho­s – se vivia um ambiente sociopolít­ico “tão agitado” e um conflito mundial, também hoje “o cenário mundial é agitado” e a velocidade da informação é tão grande que “é difícil sabermos realmente onde estamos, com quem estamos e para onde vamos”.

Por isso, o cardeal-patriarca considera fundamenta­l “retomar Fátima e a sua mensagem” e espera que, ao visitar Portugal, o Papa Francisco se apresente como um “verdadeiro peregrino da esperança”, no presente momento “mundial e eclesial”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal