Jornal de Notícias

Douro Litoral recebe em tranches

- FILIPE PAIVA CARDOSO

CONCESSÕES O Estado vai pagar entre 3,5 milhões e 6,5 milhões de euros por semestre à concession­ária Douro Litoral entre 2017 e 2034, valor a que acrescem outros 42 milhões de euros que devem ser pagos até junho próximo.

Em causa os dois processos interposto­s por esta participad­a da Brisa onde exigia 1350 milhões aos cofres públicos à conta de reequilíbr­ios financeiro­s na parceria público-privada com o mesmo nome – pedidos justificad­os pela anulação da construção da autoestrad­a do Centro e por alegações de perda de tráfego. No total, o tribunal arbitral decidiu que a empresa tem direito a 16% do reclamado: serão pagos 218 milhões à Auto-Estradas Douro Litoral.

Questionad­o pelo JN/Dinheiro Vivo sobre os termos desta condenação, o Ministério das Finanças detalhou que os contribuin­tes serão chamados a pagar 42 milhões de euros ainda “no primeiro semestre de 2017”. Quanto aos re- manescente­s 176 milhões, a tutela revelou que o valor vai ser saldado em “pagamentos semestrais” entre novembro de 2017 e novembro de 2034, em “montantes que variam entre cerca de 3,5 milhões de euros e 6,5 milhões de euros”, até ao total de “aproximada­mente 176 milhões de euros”.

O valor da condenação pode, no entanto, ainda ser revisto, disse o Ministério. “Este é um valor máximo, sendo de admitir que o mesmo possa vir a sofrer alguma redução em função dos danos futuros” verificado­s, referiu.

Apesar de condenado a pagar à Douro Litoral, o desfecho deste contencios­o em valores bem abaixo dos exigidos permitiu ao Estado rever em baixa o valor global de pedidos de reequilíbr­io financeiro pendentes sobre os contribuin­tes relativame­nte a parcerias público-privadas (PPP), em 65,6%. Se em março eram 2000 milhões, agora são 688 milhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal