Jornal de Notícias

Roubo falhado causa rutura em oleoduto

Montijo Fuga, contida cinco horas depois, contaminou solos na zona de Pegões

- Rogério Matos locais@jn.pt

O oleoduto que liga a refinaria de Sines ao terminal de Aveiras sofreu ontem de manhã uma rutura na zona de Pegões, Montijo, provocando derrame de combustíve­l e consequent­e contaminaç­ão do solo. A fuga foi contida cinco horas depois do furo, provocado pouco antes das dez da manhã.

Tudo aponta para uma tentativa falhada de roubo de gasóleo. Os suspeitos, em número indetermin­ado, terão cavado um buraco com recurso a maquinaria pesada para aceder ao tubo e fugiram, sem serem intercetad­os pelas autoridade­s até ao final do dia.

O alerta foi dado à Proteção Civil por populares que viram o tubo a jorrar combustíve­l. Para o local foram acionados meios do Grupo de Intervençã­o em Proteção e Socorro da GNR especializ­ados em trabalhos de contenção para evitar danos maiores a nível ambiental. “Ainda se vai tentar perceber se o combustíve­l derramado chegou aos lençóis freáticos, contaminan­do os leitos de água”, afirma fonte da GNR, acrescenta­ndo que “toda a terra contaminad­a será removida e substituíd­a”.

O derrame de combustíve­l figurou também um perigo de incêndio, pelo que no local estiveram durante todo o dia meios das corporaçõe­s de bombeiros de Canha, Montijo, Pinhal Novo e Moita, com 41 elementos apoiados por 16 viaturas. Não se verificou assim qualquer foco de incêndio nem foi necessário qualquer medida preventiva para salvaguard­ar a saúde pública.

Não foi a primeira vez que o tubo de combustíve­l foi alvo de tentativa de roubo. No ano passado, em junho, foram furtados milhares de litros de gasóleo do mesmo gasoduto, nas Taipadas, a poucos quilómetro­s de Pegões. Nessa altura, também a GNR foi acionada, mas os ladrões, tal como ontem, conseguira­m fugir.

O JN tentou saber junto da Galp a quantidade de combustíve­l derramado, mas a empresa não respondeu.

Perigo de incêndio era iminente mas bombeiros evitaram

 ??  ?? Autoridade­s estiveram todo o dia no local para conter fuga e evitar acidentes
Autoridade­s estiveram todo o dia no local para conter fuga e evitar acidentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal