Jornal de Notícias

Incêndio destrói parte da Igreja de Cedofeita

Porto Fogo começou na capela e alastrou à nave

- Tiago Rodrigues Alves e Ana Correia Costa locais@jn.pt

A capela batismal e parte da nave principal da Igreja de Cedofeita, no Porto, ficaram totalmente destruídas, ontem de manhã, na sequência de um incêndio. Não houve feridos mas o local de culto irá necessitar de reparações até poder ser novamente utilizado.

O alerta foi dado pouco depois das 8 horas pelo sacristão que, ao abrir a igreja, se apercebeu do intenso fumo que tinha tomado conta do espaço. Foi à volta do edifício e reparou numa janela lateral partida de onde saía fumo negro. “Disseram-nos que tinha havido um foco de incêndio que estava extinto e que apenas era necessária ventilação”, contou o chefe Antero Leite, do Batalhão de Sapadores Bombeiros.

Todavia, à chegada do local, os bombeiros verificara­m que as chamas não estavam extintas e que “o fogo ainda procedia na capela batismal.

Rapidament­e, por conexão, o fogo propagou-se ao teto falso de um retiro, na nave principal da igreja, que tem dez metros de altura”, o que dificultou bastante o combate às chamas, explicou o chefe dos bombeiros.

O incêndio foi declarado extinto por volta das 11 horas, mas, como medida de prevenção, os bombeiros ainda permanecer­am no local para evitar qualquer reacendime­nto e ventilar o espaço.

Capela totalmente danificada

Antero Leite não quis adiantar a causa do incêndio, mas confirmou que o foco de ignição ocorreu na capela batismal, “um local onde se colocam bastantes velas”.

Segundo o responsáve­l, a capela da pia batismal ficou “completame­nte destruída”, tal como parte do teto falso do retiro.

O resto da igreja “ficou algo estragado pelo fumo”. Tudo indica que os danos serão avultados e que a igreja necessitar­á de ser limpa e de reparações de pintura para poder ser novamente utilizada.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores do Porto com 19 elementos, apoiados por quatro viaturas e uma autoescada e a PSP do Porto.

 ??  ??
 ??  ?? Capela batismal e parte da nave principal do templo ficaram destruídas no incêndio que começou pelas oito da manhã. Sacristão deu o alerta
Capela batismal e parte da nave principal do templo ficaram destruídas no incêndio que começou pelas oito da manhã. Sacristão deu o alerta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal