Jornal de Notícias

Mélanie tomou a liberdade de nascer na sala de casa

- CARINA FONSECA

PENACOVA Mélanie não esperou até a mãe chegar à maternidad­e: nasceu na sala de casa, numa localidade do concelho de Penacova, na madrugada de ontem, Dia da Liberdade, pelas mãos dos bombeiros Paulo Rodrigues e Andreia Carvalho. Estavam de piquete de serviço voluntário no quartel quando foram chamados para assistir a mãe. O alerta foi dado às 6.10 horas e a menina nasceu às 6.32. Era isso que indicava o relógio da sala, contou Paulo, ao JN.

Foi a primeira vez que aqueles elementos dos Bombeiros Voluntário­s de Penacova fizeram um parto, e “correu tudo bem”. A criança e a mãe, de 27 anos, que já tinha dois filhos, uma menina e um menino, foram conduzidas à Maternidad­e Bissaya Barreto, em Coimbra, mais tarde, e assistidas pela viatura médica de emergência e reanimação, que na altura do parto se encontrava noutra ocorrência.

Quando Paulo e Andreia chegaram junto da mulher, ela estava no sofá da sala, e já não saiu daí. “Durante a viagem [para lá], segundo informaçõe­s do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, já havia contrações de cinco em cinco minutos; o parto estava iminente”, recordou ele. Aconteceu, pois, mesmo ali, na residência, em S. Mamede, na freguesia de Lorvão. Na sala estavam o companheir­o da parturient­e e a sogra; depois, juntaram-se o sogro e o filho.

Muita emoção e pausa na dor

“Para nós, foi rápido. Foi tudo tão rápido! Foi mais emoção do que adrenalina”, descreveu Paulo, que está nos Bombeiros Voluntário­s de Penacova há 16 anos – tem 30. “Neste dia a dia, em que lidamos mais com dor e sofrimento, é bom haver situações destas, para dar felicidade às pessoas.”

Andreia, de 26 anos, na corporação há cinco, também se referiu à experiênci­a como “emocional” e “inesquecív­el”.

Bombeiros Paulo Rodrigues e Andreia Carvalho fizeram o primeiro parto

 ??  ?? Mãe e bebé foram transporta­das para a Maternidad­e Bissaya Barreto, Coimbra
Mãe e bebé foram transporta­das para a Maternidad­e Bissaya Barreto, Coimbra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal