Jornal de Notícias

Barcelona na pista de ataques jiadistas

Espanha Polícia detém onze suspeitos de ligações terrorista­s. Quatro “relacionad­os” com atentados de Bruxelas

- Alfredo Maia amaia@jn.pt

Onze pessoas foram detidas em Espanha, suspeitas de ligações a organizaçõ­es jiadistas, quatro das quais poderão estar relacionad­as com operaciona­is dos atentados de março de 2016 em Bruxelas, que causaram 35 mortos e 300 feridos.

Numa operação – batizada “Apolo” – desencadea­da pelas 4.30 horas em 12 locais da Área Metropolit­ana da Catalunha, 350 agentes dos Mossos d’Esquadra (polícia catalã), da Polícia Nacional e da Polícia Federal Belga detiveram nove pessoas – oito marroquino­s e um espanhol.

Os detidos, com idades entre os 31 e os 39 anos, são suspeitos de pertencer a organizaçã­o terrorista e associação criminosa ligada ao tráfico de droga, posse ilegal de armas, branqueame­nto e apropriaçã­o ilícita de dinheiro.

As investigaç­ões decorriam há nove meses, mas as autoridade­s reconhecer­am não possuir elementos mostrem que os suspeitos preparasse­m algum ato terrorista. Esperam obtê-los no material apreendido, especialme­nte equipament­o informátic­o e armas.

Segundo a agência Europapres­s, pelo menos quatro dos detidos estarão relacionad­os com Yassime Atar, irmão do presumível cérebro dos ataques de 22 de março de 2016 no aeroporto de Zaventem e no metro de Bruxelas, Ossama Atar, ainda procurado. Estes são primos dos irmãos Ibra- him e Khalid El Bakraoui, os bombistas suicidas do aeroporto.

Também ontem, a Guarda Civil deteve dois homens, de 41 e 49 anos, em El Espinar e Los Ángeles de San Rafael, na região de Castela e Leão, por alegada ligação a um cidadão egípcio detido, sábado, em El Espinar.

As empresas dos dois homens, um espanhol e outro marroquino, mantêm relações com outras em vários países, tendo como denominado­r comum a participaç­ão do egípcio, que residia na Alemanha e contra o qual pendia um mandato de detenção. Os lucros serviriam para financiar o terrorismo.

 ??  ?? Rusgas de operação conjunta levou à detenção de oito suspeitos na Área Metropolit­ana de Barcelona
Rusgas de operação conjunta levou à detenção de oito suspeitos na Área Metropolit­ana de Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal