Jornal de Notícias

Alunos conhecem hoje enunciados das provas

Aferição Nova avaliação vai tirar “fotografia” às condições das escolas do 1.º ciclo

- Alexandra Inácio alexandra.inacio@jn.pt

Os alunos do 2.º ano conhecem hoje os enunciados das duas provas de aferição a Expressões (Físico-Motora e Artísticas) que vão fazer entre 2 e 9 de maio. O Ministério da Educação resolveu divulgar antecipada­mente os guiões para acautelar a equidade de quem fará a avaliação primeiro.

Numa reunião com jornalista­s, ontem, no Ministério da Educação, o secretário de Estado João Costa admitiu que as provas – inéditas no país e na Europa – vão tirar “uma fotografia ao sistema” e permitir aferir não só o desempenho dos alunos como as condições das escolas para cumprirem o currículo das Expressões. “Pela primeira vez, vai fazer-se um levantamen­to sistemátic­o do que acontece nas escolas portuguesa­s”, disse.

Há um mês, o JN avançou que as escolas de 1.º ciclo não possuíam todos os equipament­os para realizar as provas e que os alunos iam testar exercícios para os quais não tinham treinado. Nalguns casos, as escolas sede dos agrupament­os ti- veram de emprestar os materiais em falta, noutros foram as câmaras a comprá-los. A tutela, garantiu João Costa, não tem informação de escolas que não possam realizar as provas. Mas, se for aferida alguma falha no cumpriment­o do currículo ,serão aprovadas medidas, admitiu o governante. “É para isso que estamos a aferir todo o currículo.”

Provas sem papel e lápis

“Avaliar não é apenas fazer provas de papel e lápis”, frisou João Costa. A aferição a Expressões será, naturalmen­te, prática. Os alunos terão de fazer uma sequência de tarefas, individual­mente ou em grupo, como jogos, por exemplo, que serão observadas por dois professore­s classifica­dores, explicou Hélder Sousa, diretor do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsáve­l pela produção das provas de aferição e exames.

Os estabeleci­mentos vão ter seis dias para realizarem as provas, que exigem uma logística pesada em termos de recursos e espaço livre. Os agrupament­os podem dividir o calendário entre as escolas de 1.º ciclo e turmas. Mas a ideia, frisou João Costa, é que os alunos dos outros anos “tenham um dia de aulas normal”.

 ??  ?? Escolas vão poder realizar as provas entre os dias 2 e 9 de maio
Escolas vão poder realizar as provas entre os dias 2 e 9 de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal