Jornal de Notícias

Novo regime para dar mais autonomia a pessoas vulnerávei­s

-

O Governo elaborou um anteprojet­o que cria um novo regime jurídico do Código Civil para a proteção dos cidadãos em situação de vulnerabil­idade/incapacida­de, assegurand­o-lhes maior autonomia. O anteprojet­o concede “maior liberdade e autodeterm­inação” a estes cidadãos, sobretudo “aos que padecem de “anomalia psíquica”, adiantou ontem à agência Lusa António Pinto Monteiro, decano dos civilistas da Faculdade de Direito da Universida­de de Coimbra (FDUC).

O diploma, segundo o Ministério da Justiça (MJ), tem como objetivo “tornar a legislação mais flexível, adaptável e abrangente no que toca à proteção dos adultos com incapacida­de mental, passando a extensão da medida a depender das necessidad­es concretas de proteção, individual­mente ponderadas, e em função da aptidão que cada um desses cidadãos tenha para se governar a si mesmo e aos seus bens”, referia um comunicado.

“Esta solução recentra-se no reforço e apoio à manutenção da maior autonomia individual possível, em vez da ideia de suprimento de uma incapacida­de, e a sua aplicabili­dade dependerá, em absoluto, da iniciativa do próprio, podendo ser por ele livremente revogável”, adiantava a nota do MJ.

As propostas de alteração desta legislação foram ontem formalment­e entregues à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, pelos diretores das faculdades de Direito de Lisboa e Coimbra, Pedro Romano Martinez e Rui Figueiredo Marcos, respetivam­ente, e pelos decanos dos civilistas das duas instituiçõ­es, António Menezes Cordeiro e António Pinto Monteiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal