Jornal de Notícias

Cantinho de Estudo chega a Avintes

Gaia Programa que cria condições materiais para alunos estudarem em casa nasceu em Canidelo

- Tiago Rodrigues Alves tiago.alves@jn.pt

Depois de Canidelo, o Cantinho de Estudo vai ser alargado a Avintes. A parceria entre a Câmara de Gaia, as juntas de freguesia de Canidelo e de Avintes e da Fundação Manuel António da Mota contará com 40 mil euros para criar condições para que alunos carenciado­s possam estudar em casa.

Os bons resultados obtidos nos 18 meses que o programa já leva em Canidelo – apoiou 24 alunos – ditaram o alargament­o para Avintes. Cada parte contribui com 10 mil euros, o que significa que haverá 40 mil euros para apoiar crianças e famílias de baixos recursos das escolas básicas destas duas freguesias.

O Cantinho do Estudo permite “uma clara mudança nos alunos das famílias mais desfavorec­idas que vivem em condições habitacion­ais de grande degradação”, considerou ontem o presidente da Câmara de Gaia, após a celebração do protocolo que estendeu a iniciativa. Eduardo Vítor Rodrigues salientou que, “a reboque do móvel ou da cadeira”, até se pode “reabilitar o quarto e, em alguns casos, acabámos por fazer quase a recuperaçã­o da casa toda”.

O autarca revelou ainda que “uma boa parte” dos “cantinhos” distribuíd­os por Canidelo foram para apartament­os de classe média que, “de fora, diríamos que eram magníficos”. Por isso, apelou a que se corram riscos e se passe a olhar também para “uma classe média desprotegi­da que rapidament­e se transforma em baixa”. “Temos de apanhar estas pessoas ainda em queda e amparálas”, aconselhou. Proporcion­ar um futuro melhor O presidente da Junta de Avintes, Cipriano Castro, explicou que “ao ajudar os mais pequeninos também estamos a ajudar as suas famílias”. E, “ao proporcion­ar melhores condições para estudarem, estamos a proporcion­ar-lhes um futuro melhor”.

O presidente executivo da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto, disse que este “é um pequeno contributo, uma pequena gota de água num oceano de problemas, mas é com estas pequenas ações que vamos transforma­ndo a vida das pessoas, dando igualdade de oportunida­des para que a Educação seja uma ferramenta de futuro”. E deixou no ar a ideia de estender o programa a todo o concelho, num futuro próximo.

 ??  ?? Protocolo assinado ontem em Avintes permite alargament­o da iniciativa
Protocolo assinado ontem em Avintes permite alargament­o da iniciativa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal