Jornal de Notícias

Prontos para irem “até ao fim”

Coreia do Norte Executivo de Kim Jong-un não desarma face aos Estados Unidos

- Emanuel Carneiro emanuel@jn.pt

A tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos não pára de aumentar. Ontem, a missão norte-coreana para as Nações Unidas afiançou, em comunicado, que o país “está pronto para ir até ao fim” no confronto com os norteameri­canos. Pyongyang afirma que está em condições de atacar bases dos EUA, cujo Governo “está a tentar que a Coreia do Norte se submeta, deslocando ininterrup­tamente meios para as águas ao largo da península coreana”. “Mas este tipo de intimidaçã­o e de chantagem não nos assusta”.

Aliás, a China, aliada do Executivo liderado por Kim Jong-un, voltou, também ontem, a pedir aos Estados Unidos para pararem com os exercícios militares na Coreia do Sul. “A continuaçã­o dos testes nucleares [da Coreia do Norte] viola as resoluções da ONU, mas as manobras militares em redor da península não as respeitam”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeir­os chinês, Wang Yi, em Berlim, após um encontro com o homólogo alemão, Sigmar Gabriel.

Sobre os riscos de um eventual conflito armado, Wang Yi considerou que “mesmo um risco de 1% não pode ser tolerado”, porque uma guerra teria consequênc­ias “inimagináv­eis”.

De qualquer forma, a Coreia do Sul anunciou ter instalado partes não especifica­das do sistema de defesa antimíssil norte-americano (THAAD), numa iniciativa que a China e a Rússia desaprovam. Pequim considera mesmo que o THAAD tem capacidade para reduzir a eficácia dos seus sistemas de mísseis.

A Coreia do Norte realizou anteontem exercícios de artilharia com fogo real de grande dimensão, por ocasião do 85.º aniversári­o do exército. Fontes do Governo sul-coreano, citadas pela agência Yonhap, indicaram que se acredita que o simulacro, realizado perto da cidade de Wonsan, pode ter sido um dos maiores exercícios com fogo real levado a cabo por Pyongyang até à data.

 ??  ?? Protestos em Seul contra a instalação do sistema de defesa antimíssil dos EUA
Protestos em Seul contra a instalação do sistema de defesa antimíssil dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal