Jornal de Notícias

Nos primeiros dois dias concorrera­m quase 13 mil

- JOANA AMORIM

A 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público arrancou na passada quarta-feira e nos dois primeiros dias a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) registou 12 683 candidatur­as, menos 1705 face a período homólogo do ano passado. Logo no primeiro dia, o que regista sempre maior corrida por parte dos estudantes, entraram na DGES 8065 candidatur­as, contra 10047 no concurso transato. Já na passada quinta-feira houve um ligeiro acréscimo (+277), para um total de 4618.

Os dados daquele organismo permitem constatar que, no concurso de 2016, quase 30% dos alunos concorrera­m logo nos dois primeiros dias. Números desvaloriz­ados pelo reitor da Universida­de de Coimbra. “É demasiado cedo para tirar qualquer tipo de conclusões”, referiu João Gabriel Silva ao JN. Quanto a expectativ­as para este concurso, tendo em conta a ligeira melhoria nas notas de Português e de Matemática, o reitor destaca a “estabilida­de”.

Recorde-se que, nesta primeira fase, estão mais 150 vagas a contempo, curso, num total de 50838. Informátic­a e Física saíram reforçadas, em linha com o despacho de fixação de vagas assinado por Manuel Heitor. Naquele documento, a tutela elegeu as Tecnologia­s de Informação, Comunicaçã­o e Eletrónica e a Física como prioritári­as para o país. Por um lado, face à importânci­a da literacia digital, por outro lado tendo em conta a falta de especialis­tas em física médica identifica­da pela Direção-Geral de Saúde. Só Informátic­a sai reforçada em 164 lugares, para um total de 1028.

De resto, o concurso deste ano está em linha com o do ano passado, com Engenharia e Técnicas Afins (17,6%), Ciências Empresaria­is (14,8%) e Saúde (13,1%) a serem as três áreas contemplad­as com maior número de vagas. Por instituiçã­o, o top 3 é formado por Lisboa (7661), Porto (4185) e Coimbra (3189).

A primeira fase decorre até ao próximo dia 8 de agosto e os resultados serão conhecidos a 11 de setembro. A candidatur­a só pode ser feita online, no site www.dges.gov.pt.

 ??  ?? Informátic­a e Física foram reforçadas com mais vagas neste concurso
Informátic­a e Física foram reforçadas com mais vagas neste concurso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal