Jornal de Notícias

Peritos já estão a receber relatos do incêndio

- LEONOR PAIVA WATSON

A equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) que está a investigar o incêndio de Pedrógão Grande, a pedido do Governo, está a solicitar desde o início da semana o envio de vídeos, imagens e testemunho­s da população para poder compreende­r como evoluiu o fogo e elaborar depois as devidas recomendaç­ões. Estes especialis­tas já contam com dezenas de contributo­s e esperam apresentar as suas conclusões em outubro.

Desde 20 de junho, três dias depois de deflagrar o incêndio de Pedrógão –que fez 64 vítimas mortais –, “o CEIF está no terreno a recolher informaçõe­s diretament­e”, avança Xavier Viegas, que está a coordenar esta equipa. O especialis­ta refere que desde que lançou o repto e o endereço de email (ceif@adai.pt) para receber mais testemunho­s, “já foram recebidos dezenas”. “A ideia é reconstrui­r a história, como o fogo avançou, como morreram as pessoas, o impacto nas populações”.

A analisar toda a informação estão 14 pessoas, de áreas como a engenharia florestal, a engenharia mecânica, ou a geografia. “Em outubro esperamos ter as conclusões e as recomendaç­ões”, avança, repetindo que “para já, o que se percebe é que isto nunca deveria ter acontecido, mas não foi obra do acaso”.

“O que já percebemos é que não poderia ter acontecido, mas pode voltar a acontecer, porque há muitas condições para isso”, alerta. Para dar um exemplo, o investigad­or relembra o “pouco cuidado com a limpeza da vegetação até à beira das estradas”.

O incêndio de Pedrógão Grande deflagrou a 17 de junho e evoluiu para os municípios vizinhos, como Castanheir­a de Pêra e Figueiró dos Vinhos. Inicialmen­te, foi dito pela Polícia Judiciária que o fogo tinha começado após uma trovoada seca, com a descarga de um raio numa árvore. A tese suscitou dúvidas ao líder da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, e foi considerad­a pouco provável pelo IPMA.

 ??  ?? Xavier Viegas, do CEIF
Xavier Viegas, do CEIF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal