Jornal de Notícias

Depois de Draghi é a vez de Juncker

Conselho de Estado Nova reunião agendada para 30 de outubro, após autárquica­s

- Helena Teixeira da Silva helenasilv­a@jn.pt

Primeiro estranhou-se que uma figura externa ao Conselho de Estado pudesse participar na reunião restringid­a a conselheir­os do presidente da República; agora entranhou-se. Depois do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, que participou na reunião de abril, Jean-Claude Juncker é o homem que se segue, a 30 de outubro.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou o presidente da Comissão Europeia para participar na primeira reunião de conselheir­os agendada para depois das eleições autárquica­s. O anúncio foi feito, ontem, no site da Presidênci­a.

Num pequeno comunicado divulgado no final do Conselho de Estado de ontem, a Presidênci­a dá, também, conta de que “formulou um voto de profundo pesar pela tragédia de Pedrógão Grande”, ocorrida a 17 de junho, “evocando respeitosa­mente as vítimas e manifestan­do às respetivas famílias a sua viva solidaried­ade”. Ao que o JN apurou, não foi levantada nenhuma questão sobre a condução do processo de apoio às vítimas nem sobre as eventuais falhas ocorridas durante o incêndio.

Mas as três horas e meia da reunião – ligeiramen­te mais curta do que o habitual – foram dedicadas sobretudo a analisar a atual conjuntura económica e financeira do país. O tom da reunião – a sexta desde que Marcelo tomou posse, em Belém – deu seguimento ao otimismo manifestad­o, esta semana, pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, para quem a recuperaçã­o de Portugal é “impression­ante”. Os conselheir­os, sabe o JN, alertaram para os riscos, internos e externos, mas consideram que o país atravessa uma boa fase.

Entre os conselheir­os do presidente, apenas estiveram ausentes a diretora da Fundação Champalima­ud, Leonor Beleza, e o neurocient­ista António Damásio (que ainda não participou em nenhum encontro desde que foi empossado, a 24 de abril, para substituir António Guterres).

Marcelo Rebelo de Sousa reuniu também o Conselho Superior de Defesa Nacional, salientand­o o elogio aos militares pela participaç­ão no combate aos fogos. O Conselho debateu, ainda, a situação internacio­nal, decorrente da última Cimeira da NATO, tendo sido feito um ponto de situação sobre as missões das forças e elementos nacionais destacados. Foi também abordada a possível utilização, pela Aeronáutic­a Civil, da Base Aérea n.º 6, no Montijo.

Conselho de Estado não debateu falhas no fogo de Pedrógão

 ??  ?? Conselheir­os de Marcelo consideram que o país atravessa boa fase económica
Conselheir­os de Marcelo consideram que o país atravessa boa fase económica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal