Jornal de Notícias

Dois milhões para PME do Norte rural

Programa Já há 370 candidatur­as para beneficiar dos novos apoios à região

- António Orlando economia@jn.pt

As pequenas e microempre­sas distribuíd­as pelos 86 municípios da Região Norte podem beneficiar de uma ajuda total de dois milhões de euros em apoio técnico de consultado­ria para que os respetivos negócios possam prosperar e gerar emprego. A medida (Emer-N, Empreended­orismo em Meio Rural na Região do Norte) é financiada pelo quadro comunitári­o 2020 e destina-se a apoiar projetos nos denominado­s território­s de baixa densidade.

A iniciativa envolve associaçõe­s empresaria­is e de desenvolvi­mento local, e três instituiçõ­es de ensino superior. Conta já 370 inscrições de outros tantos empresário­s, revelou Francisco Araújo, coordenado­r da In.Cubo – Incubadora de Iniciativa­s Empresaria­is Inovadoras, que gere o projeto.

O programa vai ajudar, nomeadamen­te, “o setor agroalimen­tar, acompanhan­do o empresário, dando-lhe instrument­os e competênci­as para desempenha­r melhor a sua função”, considerou José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, na cerimónia de apresentaç­ão.

O autarca fez notar que a sua zona está inserida numa área de montanha, envolvida pelas serras do Marão e Aboboreira, extensível a vários municípios que “podem retirar dividendos do programa. Será uma boa ferramenta para o sucesso da pastorícia, por exemplo, que tem vindo a crescer, designadam­ente, na criação de ovelhas, cabras e vacas”.

Os apoios, no entanto, não se cingem apenas à agricultur­a. “Qualquer pessoa com uma ideia, mais ou menos desenvolvi­da, tem na EMER-N uma oportunida­de de transformá-la num negócio”, realçou Francisco Araújo.

Presente na sessão de encerramen­to, o ministro da Economia, Caldeira Cabral, considerou o projeto como “muito interessan­te”. “Tendo um melhor acesso à promoção dos produtos, podem valorizá-los e trazer a estas regiões mais desenvolvi­mento económico e mais emprego”, disse.

 ??  ?? Ministro Caldeira Cabral projeta mais emprego nas regiões desfavorec­idas
Ministro Caldeira Cabral projeta mais emprego nas regiões desfavorec­idas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal