Jornal de Notícias

PS promete rendas acessíveis para 2020

- CARLA SOARES

As três mil casas com rendas acessíveis que Manuel Pizarro prometeu para a classe média começarão a ser disponibil­izadas “no início de 2020”, assegurou ontem o candidato do PS ao Porto, numa iniciativa em que apresentou uma bolsa de 23 terrenos que quer também financiar com a taxa turística. O mapa proposto inclui um terreno municipal no Bairro do Aleixo após liquidação do fundo para a demolição e dois da Santa Casa da Misericórd­ia.

Com tipologias do T0 ao T4 e rendas entre 225 e 400 euros, o programa “Habita Porto” proposto pelo PS assenta em parcerias com a Misericórd­ia, cooperativ­as de habitação, Administra­ção Central e privados que queiram entrar nos concursos públicos, que prevê lançar no primeiro trimestre de 2018. Pizarro explicou que quer inverter a desertific­ação e a “expulsão” de residentes do centro. E adiantou que, se for eleito, reservará 65 a 70% da área construída para fogos de renda acessível (o promotor terá uma concessão/di- reito de superfície por 30 a 35 anos). O promotor será proprietár­io de 30 a 35%, em lotes que pode arrendar ou alienar como quiser.

O financiame­nto será assegurado pelos privados (250 milhões de euros de investimen­to), com exceção do investimen­to municipal para aquisição de terrenos, num máximo de 40 milhões. O candidato do PS, rodeado de arquitetos, prometeu financiar a aquisição dos terrenos com a taxa turística e a receita de outros impostos municipais. O levantamen­to preliminar de terrenos inclui zonas como Fontainhas, Campo Alegre, Bom Sucesso, Antas e Pasteleira. Correia Fernandes admitiu que este trabalho já foi iniciado quando eram vereadores com pelouro.

Do Porto e não só

O programa exclui aqueles que já estão abrangidos pela habitação social devido aos baixos rendimento­s. Acima desse patamar, será possível candidatar-se, mas não quem está “nos escalões mais elevados do IRS”, disse Pizarro, mas sem concretiza­r um limiar.

Questionad­o sobre se podem candidatar-se a estas casas pessoas que não são do Porto, referiu que numa primeira fase a atenção será para quem tem “ligação à cidade” e especialme­nte para os jovens. Mas admitiu que a ideia é abrir também o programa a gente de outros concelhos.

 ??  ?? Manuel Pizarro apresentou bolsa com 23 terrenos para o seu programa
Manuel Pizarro apresentou bolsa com 23 terrenos para o seu programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal