Jornal de Notícias

Álvaro quer devolver IRS às famílias

Porto Candidato apoiado pelo PSD estima em 200 euros por ano o montante a restituir a cada agregado

- Isabel Peixoto ipeixoto@jn.pt

Álvaro Almeida quer aliviar a carga fiscal dos contribuin­tes que vivem no Porto. Se for eleito presidente da Câmara, o independen­te que concorre pelo PSD promete devolver cerca de 200 euros a cada família, por ano, na hora de acertar as contas do IRS. Como? Indo buscar grande parte do dinheiro à taxa turística.

O candidato pretende devolver aos munícipes metade dos 5% de imposto sobre o rendimento que a Câmara recebe ao abrigo do regime financeiro das autarquias lo- cais. Segundo Álvaro Almeida, em 2015, o último ano com dados disponívei­s, o Município do Porto arrecadou 22 milhões de euros. A sua intenção é devolver anualmente à volta de dez milhões, cerca de metade desse valor.

O anúncio foi feito ontem aos jornalista­s, à entrada para uma reunião com responsáve­is pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economista­s. Em debate estiveram “vários assuntos de interesse para a cidade e para a Ordem, em particular a fiscalidad­e”, disse.

Sistema “mais justo”

Segundo Álvaro Almeida, a fórmula para angariar receitas para esse efeito passa em boa medida pela taxa turística, já aprovada pelo Executivo camarário e que, em princípio, será de dois euros por dormida. “Dessa forma, os portuenses beneficiam do turismo”, sublinhou. Questionad­o sobre se esta medida não poderá ser considerad­a populista, referiu: “Não se trata de pagar às pessoas, trata-se de tornar o sistema fiscal mais justo”.

Este ano, foram 104 as autarquias que devolveram o IRS aos contribuin­tes locais. O número tem vindo a aumentar.

 ??  ?? Candidato apoiado pelo PSD preconiza um sistema fiscal “mais justo”
Candidato apoiado pelo PSD preconiza um sistema fiscal “mais justo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal