Jornal de Notícias

Só o presidente pode travar a controvers­a reforma judicial

-

Agora, só se for mesmo o presidente polaco, Andrzej Duda, a vetar a reforma judicial pretendida pelo Governo nacionalis­ta do partido Lei e Justiça (PiS). Isto porque, ontem, o senado aprovou a controvers­a proposta, que, dizem os críticos, implica o fim da divisão de poderes no país.

Aliás, foi isso mesmo que os milhares de pessoas que se concentrar­am anteontem à noite em frente ao palácio presidenci­al, em Varsóvia, exigiram ao chefe de Estado.

Segundo a Câmara Municipal, o número de participan­tes na iniciativa ascendeu a 50 mil, enquanto a Polícia local apontou 14 mil pessoas.

Tantos os líderes dos principais partidos da oposição, representa­dos no protesto, como os milhares de cidadãos que os acompanhar­am, apelaram a Duda para que se assuma no garante da democracia na Polónia e defenda a independên­cia judicial.

Os manifestan­tes, que empunhavam bandeiras polacas, da União Europeia e com o arco-íris, pediram respeito pela Constituiç­ão e assegurara­m que a Polónia é um país plenamente europeu e que quer permanecer na Europa.

Anteontem, a câmara baixa do Parlamento, onde o PiS – que apresentou esta reforma como essencial para agilizar o sistema judicial e para o combate da corrupção no país – é maioritári­o, aprovou a nova lei judicial, mesmo com a ameaça de sanções por parte da Comissão Europeia.

 ??  ?? Senador protesta usando farda de preso
Senador protesta usando farda de preso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal