Jornal de Notícias

Casos de bullying chegam ao Parlamento

Famílias reúnem-se semanalmen­te com técnicos. Casos de agressão foram tema de debate no Parlamento

- Célia Soares* locais@jn.pt COM ALEXANDRA INÁCIO

As famílias das crianças envolvidas nas situações de bullying na Escola EB1/JI do Lidador, na Maia, já estão a ter reuniões semanais com as equipas da Segurança Social que se encontram a acompanhar o caso. A informação foi confirmada ao JN por Joaquim Ferreira, presidente da Associação de Pais. O Ministério da Educação assegura “estar a acompanhar” a situação. O assunto chegou ontem ao Parlamento.

Emília Santos, vereadora do pelouro da Educação e Ciência da Câmara da Maia disse, ao JN, que “desde o ano passado têm sido realizadas reuniões, com os pais e com os representa­ntes da escola e do agrupament­o”. E assegurou que “este ano, ainda antes do início das aulas, voltou a haver uma reunião em que a Associação de Pais também esteve presente e cujo objetivo foi analisar os problemas, para evitar reincidênc­ias durante o novo ano letivo”.

Sandra Mendes, 35 anos, foi uma das mães que relatou ao JN as agressões de que o filho foi vítima na escola, “logo no primeiro dia de aulas”. “Seis alunos chegaram a ser referencia­dos”, contou.

Para Joaquim Ferreira, presidente da Associação de Pais, os episódios de violência “merecem toda a atenção” e os “encontros semanais das famílias com a segurança social são importante­s”.

Segundo a vereadora, “no mês passado houve registo de uma situação pontual” e foram, “de imediato, tomadas medidas”. Emília Santos garante “não se tratar de um caso de falta de vigilância, porque a escola tem quatro assistente­s operaciona­is acima do rácio”. Além disso, “tudo tem sido feito para encontrar soluções de integração”, acrescenta.

DEBATE NO PARLAMENTO

A secretária de Estado Adjunta da Educação elogiou ontem as decisões do agrupament­o Dr. Vieira de Carvalho, por ter envolvido pais, autarquia e funcionári­os na resolução dos casos de bullying na escola. Na comissão parlamenta­r de Educação, interpelad­a pela deputada do BE Joana Mortágua, Alexandra Leitão destacou o envolvimen­to “de toda a comunidade educativa” com vista a aprendizag­ens saudáveis e “as ações de formação que envolvem os assistente­s operaciona­is”.

 ??  ?? Agressões levaram pais e avós a criar “movimento patrulha recreio” na Maia
Agressões levaram pais e avós a criar “movimento patrulha recreio” na Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal