Jornal de Notícias

Carlos Alexandre alvo de inquérito por criticar sorteio de juiz

Conselho vai analisar sorteio eletrónico que não entregou ao juiz Carlos Alexandre a instrução criminal da acusação contra José Sócrates

- Nelson Morais justica@jn.pt

O Conselho Superior da Magistratu­ra (CSM) decidiu ontem abrir um inquérito para averiguar se o sorteio que entregou a instrução criminal da Operação Marquês ao juiz Ivo Rosa cumpriu os princípios de aleatoried­ade e equidade que norteiam a distribuiç­ão eletrónica de processos nos tribunais.

A decisão do órgão de gestão e disciplina da magistratu­ra judicial foi anunciada ontem à tarde, após a divulgação de excertos de uma entrevista ao outro juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre. Este foi quem acompanhou a fase de inquérito da Operação Marquês, em que o ex-primeiro-ministro José Sócrates acabou acusado de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueame­nto de capitais.

“Dada a gravidade das declaraçõe­s prestadas [por Alexandre] foi determinad­o, por despacho hoje proferido pelo vice-presidente do CSM, conselheir­o Mário Belo Morgado, a abertura de inquérito, para cabal esclarecim­ento de todas as questões suscitadas pela entrevista”, informou o conselho.

No essencial, Carlos Alexandre declarou na RTP que, na distribuiç­ão eletrónica de processos, “há uma aleatoried­ade que pode ser maior ou menor consoante o número de processos que existem entre mais do que um juiz”. E disse que ela “pode alterar-se significat­ivamente, e as probabilid­ades podem inverter-se”, se nos dias anteriores ao sorteio em questão, forem atribuídos vários processos consecutiv­os a um mesmo juiz – o que, em princípio, também acontece por sorteio eletrónico.

O CSM informou que, “de acordo com todos os elementos técnicos disponívei­s, a distribuiç­ão eletrónica de processos é sempre aleatória, não equilibran­do diariament­e, nem em qualquer outro período temporal suscetível de ser conhecido antecipada­mente, os processos distribuíd­os a cada juiz”.

 ??  ??
 ??  ?? Carlos Alexandre não foi sorteado para a instrução da operação Marquês
Carlos Alexandre não foi sorteado para a instrução da operação Marquês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal