Jornal de Notícias

Quatro hospitais do Norte terão reforço de verbas

Unidades com melhores resultados por doente-padrão vão integrar projeto-piloto em 2019

-

FINANCIAME­NTO Pelo menos quatro hospitais da Região Norte terão um reforço no financiame­nto dos contratos-programa em 2019. Centro Hospitalar de S. João, Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e Hospital de Barcelos deverão integrar a lista dos 11 hospitais que vão testar um projeto, inscrito no Orçamento do Estado (OE) de 2019, para tornar os hospitais mais eficientes e responsabi­lizar os gestores pelo desempenho.

A proposta do OE não indica quais serão os 11 hospitais com reforço orçamental, mas assegura que serão as unidades mais eficientes em termos de custo por doente-padrão. Segundo os últimos dados de benchmarki­ng , divulgados no Portal do SNS, o S. João, o IPO do Porto e o Tâmega e Sousa são aqueles que, nos respetivos grupos, apresentam menores custos.

O grupo com a dimensão do Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos), é liderado pelo de Vila Franca de Xira, mas como é uma parceria público-privada (PPP) não entrará no projeto-piloto desenhado pelos ministério­s da Saúde e Finanças. No outro grupo liderado pela PPP do Hospital de Braga, o segundo classifica­do como mais eficiente é o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Além deste grupo de 11 hospitais, haverá um segundo grupo com unidades de eficiência “média”, que serão acompanhad­os regularmen­te para melhorarem e virem a tornar-se elegíveis para um reforço orçamental no futuro. Haverá, ainda, um terceiro grupo de hospitais com eficiência “baixa”. Estes terão um seguimento sistemátic­o feito “por peritos de gestão hospitalar” que vão ajudar a implementa­r medidas de melhoria da eficiência e quebra dos ciclos de endividame­nto, refere a proposta do OE.

INICIATIVA­S DOS PARTIDOS

O subfinanci­amento e a falta de autonomia dos hospitais para, por exemplo, contratare­m pessoal são queixas frequentes no setor e já estiveram na origem de demissões nos hospitais. Os partidos têm estado atentos e hoje a Assembleia da República vai debater o tema na sequência de iniciativa­s do CDS-PP, PCP e BE.

Os deputados vão debater também um projeto de lei do PCP que regula o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde do SNS integradas no setor público administra­tivo, um projeto de lei do BE que exclui as entidades do SNS da Lei dos Compromiss­os e um do CDS-PP que determina o modelo de financiame­nto dos hospitais públicos.

 ??  ?? S. João é o mais eficiente entre os grandes hospitais
S. João é o mais eficiente entre os grandes hospitais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal