Jornal de Notícias

Morreu atropelada no dia em que fazia 82 anos

Colhida por carrinha na berma da EN309, onde não há passeios e os carros passam a grande velocidade

- Ana Trocado Marques locais@jn.pt

Maria Sá da Silva ia caminhar todos os dias. Anteontem, saiu à hora do costume: 8 da manhã. Fazia 82 anos e, à tarde, havia festa marcada no centro de dia do Outeiro. Mas foi atropelada a pouco mais de um quilómetro de casa, em Parada, Vila do Conde. Teve morte imediata. Na movimentad­a EN309 não há passeios e os carros passam a grande velocidade. Não falta por ali quem se queixe do perigo constante.

“Era uma mulher cheia de vida. Estava muito ‘fresca’ para a idade que tinha. Subia isto tudo até à capela mais depressa do que eu”, contou ao JN um vizinho.

Maria passava-lhe à porta todos os dias, mais ou menos à mesma hora: entre as 8 e as 8.30, na sua habitual caminhada. Anteontem, não foi exceção. Manuel Silva cumpriment­ou-a e seguiu. Maria desceu a avenida do Monte até à EN309, que liga Bagunte a Famalicão. Sem passeios, seguia na berma. Tinha andado 200 metros quando foi colhida

Natural de Parada, nunca quis deixar as raízes e ali continuava a morar. Vivia sozinha e ainda tomava conta de uma idosa. Frequentav­a o centro de dia na freguesia vizinha do Outeiro. por uma carrinha, em frente à Serração Artur Campos. Eram 9 horas.

Os elementos da Cruz Vermelha de Ribeirão (Famalicão) e da viatura de emergência ainda tentaram reanimá-la, mas Maria acabaria por morrer no local. Segundo apurámos, o condutor terá dito às autoridade­s que um camião, em sentido contrário, o fez “encostar-se à direita”, acabando por atropelar Maria.

ERA MUITO ATIVA

“Ali os carros passam sempre com muita velocidade e ninguém quer saber das pessoas que não têm passeios e são obrigadas a ir pela berma”, queixa-se uma moradora. Ainda incrédula com a morte da amiga, diz que, apesar dos 82 anos, Maria “vendia saúde”, “ia em excursões e passeios” e “andava quilómetro­s por dia”.

Maria Sá da Silva Vivia sozinha, junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima. De manhã, caminhava e fazia as coisas da casa e passava as tardes no centro de dia do Outeiro. O funeral realiza-se hoje, às 15 horas, na igreja de Parada.

 ??  ?? Maria foi colhida na berma, quando fazia caminhada habitual
Maria foi colhida na berma, quando fazia caminhada habitual
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal