Jornal de Notícias

Rui Vitória dá palco aos jovens do Seixal na Taça de Portugal

Pedro Amaral, Jota e Ferro convocados para o duelo desta noite, frente ao Sertanense. Coincidênc­ia ou não, Luís Filipe Vieira pediu recentemen­te maior aposta na formação

- Rui Farinha rui.farinha@jn.pt

O lateral esquerdo Pedro Amaral, o defesa central Ferro e o extremo Jota foram chamados pelo treinador Rui Vitória para o duelo de hoje à noite da Taça de Portugal com o Sertanense. Está à vista mais uma fornada provenient­e do Seixal e o trio mostra-se pronto para a estreia pela equipa principal. Há cinco dias, o presidente Luís Filipe Vieira exigiu o lançamento de mais jovens e nomeou quatro que “têm de estar” na equipa principal na próxima temporada. Casos de Jota e de Ferro e também de Florentino Luís e de Chris Willock. Coincidênc­ia ou não, Rui Vitória apressou-se a chamar sangue novo para a primeira ronda na prova, a que se junta João Félix, de pedra e cal no plantel.

Entre os convocados está também Jonas, que deve estrear-se como titular esta época. Em conferênci­a de Imprensa na Luz, o treinador não confirmou nem ne- gou essa possibilid­ade. “Está convocado e só sabemos amanhã (hoje) se joga de início”, disse Rui Vitória. Há outras novidades que vão surgir no onze, exemplos de Corchia e Yuri Ribeiro e provavelme­nte de Svilar na baliza.

Em final de contrato, Samaris é um tema delicado na Luz e há rumores de que pode ser assinar em janeiro pelo Sporting ou pelo F. C. Porto. Confrontad­o com o assunto, Rui Vitória não se alongou: “Sou um treinador que lido com saídas de jogadores há muitos anos, isso passa-me completame­nte ao lado. Comigo, joga quem tem qualidade e não está relacionad­o com contratos. Se o Samaris tiver de jogar, joga”.

O duelo com a equipa da Beira Baixa realiza-se em campo neutro, mas o técnico não considera que seja uma vantagem para os encarnados. “O Sertanense quer fazer história numa partida que vai passar na televisão. O futebol é um espetáculo televisivo e tem de haver condições para que seja possível”, disse. Treinador de equipas de escalões inferiores no início da carreira, Rui Vitória diz “saber muito bem” o atual sentimento dos jogadores do conjunto de João Manuel Pinto.”Para mim é uma grande vantagem, porque ultrapasse­i praticamen­te todas as etapas no futebol português. A minha preparação para este jogo foi igual. Às vezes, ouço treinadore­s a dizer que vão jogar com respeito frente a um adversário, mas era o que faltava eu ter de dizer isso. Nem o respeito nem a atitude se questionam. Os jogos não se ganham a pensar que somos melhores, ganham-se com ações”, sublinhou.

Por último, foi abordada a ligação contratual de Rui Vitória com Benfica. Com vínculo assinado até 2020, o técnico garantiu que não faz ideia de quando abandonará às águias. “Nunca coloquei nenhuma data para estar aqui ou ali. Quando entro em qualquer trabalho não penso no amanhã. Eu sei lá quando é que vou sair do Benfica...”, brincou.

 ??  ?? Treinador não valoriza os rumores que indicam a saída de Samaris
Treinador não valoriza os rumores que indicam a saída de Samaris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal