Jornal de Notícias

Técnico com sangue argelino e fã de Brahimi

Patrick Amghar Canto nasceu em França e tem ascendênci­a argelina por parte da mãe

-

Em Vila Real, a motivação está em alta para o jogo de amanhã, frente ao F. C. Porto. O técnico do clube não esperava encontrar, logo na terceira eliminatór­ia, o campeão nacional, mas confessa que tinha a esperança de, à medida que o clube ia evoluindo na prova, defrontar um grande do futebol português.

“A emoção é difícil de gerir”, confessa Patrick. “Para mim, é um prazer olhar para os jogadores e saber que vou ajudá-los neste desafio. Podemos ficar na história”, adiantou o treinador, de 41 anos, professor de educação física de profissão, que se estreou este ano no banco do Vila Real.

Patrick Amghar Canto nasceu em França, mas cresceu na cidade transmonta­na de Chaves. Os pais eram emigrantes. No nome do meio reside a ascendênci­a argelina, da parte da mãe, que não nega, mas que tem pouco significad­o para ele. “O meu nome do meio – Amghar – é africano. O pai da minha mãe nasceu na Argélia, mas emigrou para França. Acabou por fazer lá vida, ao casar com uma francesa”, disse, acrescenta­ndo que foi lá que os pais se conheceram.

O avô materno nasceu no continente africano. Saiu da Argélia quando tinha um casamento marcado, por conveniênc­ia, que estava decidido a recusar. A fuga para França foi o único caminho, daí que, do lado materno de Patrick pouco se saiba, a não ser a nacionalid­ade. “Nunca estive na Argélia, e confesso que o país não me diz muito. Mas tenho lá família certamente. Um dia gostava de lá ir, mas só por curiosidad­e”, contou.

Yacine Brahimi, do F. C. Porto, é um jogador que aprecia. Não apenas por ser argelino, obviamente, mas pelas qualidades técnicas do extremo portista. De resto, apenas tem a curiosidad­e de acompanhar a seleção do país da mãe em grandes competiçõe­s.

 ??  ?? Patrick, de 41 anos, é professor de educação física
Patrick, de 41 anos, é professor de educação física

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal