Jornal de Notícias

Nova pediatria avança em janeiro por ajuste direto

Anúncio foi feito pelo deputado do PS Fernando Jesus durante debate das propostas de resolução do PSD e PCP

- Alfredo Teixeira locais@jn.pt

O Conselho de Administra­ção do Hospital de São João, no Porto, já tem o parecer jurídico que permite as alterações ao projeto inicial para a construção da nova ala pediátrica, cujas obras serão lançadas por ajuste direto e estarão no terreno em janeiro.

A garantia foi ontem dada no Parlamento pelo deputado socialista Fernando Jesus, durante o debate dos projetos de resolução do PSD e do PCP que recomendam ao Governo o início das obras o mais rapidament­e possível. Recorde-se que foi a 19 de setembro que o Governo autorizou o Conselho de Administra­ção (CA) a lançar o concurso para a conceção e construção das novas instalaçõe­s do Centro Pediátrico. Dias depois, o próprio primeiro-ministro explicou que a abertura do concurso internacio­nal iria seguir as regras da contrataçã­o pública.

No entanto, o “regresso à estaca zero” nunca agradou ao PSD por considerar que a criação de um novo projeto e o lançamento do concurso internacio­nal iria provocar mais atrasos com prejuízos para as crianças com doença oncológica e que continuam a ser tratadas, como afirmou ontem o deputado social-democrata Luís Vale, em “condições humanament­e indignas e miseráveis”.

O anúncio feito pelo socialista Fernando Jesus foi a surpresa do debate. Mesmo assim, os projetos de resolução do PSD e da CDU serão votados hoje. Ontem, todas as bancadas pediram a urgente resolução do problemas não faltaram acusações e atribuição de responsabi­lidades pelo atraso da construção e o debate acabou partidariz­ado.

Enquanto a proposta do PSD defende a reformulaç­ão do projeto inicial e o início da obra por ajuste direto, a do PCP exige o rápido início da obra mas considera, como explicou o deputado Jorge Machado, de “solução de duvidosa legalidade” a atribuição da empreitada sem concurso.

O presidente da Associação Pediátrica de Oncologia do Hospital São João, Jorge Pires, congratula-se com o anúncio feito mas duvida que as obras estejam no terreno em janeiro como foi garantido por Fernando Jesus. Ilídio Pelicano, autor do projeto inicial e que agora será também responsáve­l pela sua reformulaç­ão, só na próxima semana será recebido pelo CA do hospital e já afirmou à associação que duvida que, antes de abril, as obras estejam no terreno.

Amanhã, a associação organiza, às 18.30 horas, um cordão humano em torno do Centro Hospitalar São João.

 ??  ?? Oncologia pediátrica do Hospital de São João está instalada em contentore­s
Oncologia pediátrica do Hospital de São João está instalada em contentore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal