Jornal de Notícias

Trabalhos sobre superbacté­rias e cancro premiados

Iniciativa da Pfizer distingue investigad­oras do i3S e do ITQB Nova com 20 mil euros cada

- Ana Gaspar agaspar@jn.pt

Uma pesquisa sobre o desenvolvi­mento de novos antibiótic­os para combater as superbacté­rias que se desenvolve­m em meio hospitalar e uma outra que estuda as bactérias no estômago dos doentes com cancro gástrico são as vencedoras dos prémios Pfizer 2018 – ontem entregues em Lisboa. As duas investigaç­ões, cada uma recebe 20 mil euros, são lideradas por mulheres, uma da Universida­de Nova de Lisboa (UNL), a outra da Faculdade de Medicina da Universida­de do Porto (FMUP) .

A primeira, distinguid­a na categoria de “Investigaç­ão Básica”, foi entregue à equipa de Mariana Gomes Pinho, do Instituto de Tecnologia Química e Biologia da UNL. O trabalho sobre as bactérias resistente­s aos antibiótic­os, que podem vir a matar mais de 300 milhões de pessoas nos próximos 35 anos, debruça-se sobre a possibilid­ade dos futuros antibiótic­os focarem-se na divisão celular .

“Há antibiótic­os que só atuam numa fase muito breve da formação da parede celular, enquanto outros, como a penicilina, “atuam durante um período muito longo do ciclo celular”, revelou a cientista, citada pela agência Lusa. A investigaç­ão incidiu na bactéria ““Staphyloco­ccus aureus”, uma das mais resistente­s que coloca Portugal entre os países com mais casos na União Europeia.

CANCRO DO ESTÔMAGO

O segundo prémio, de Investigaç­ão Clínica, foi atribuído à equipa coordenada por Céu Figueiredo, do i3S – Instituto de Investigaç­ão e Inovação em Saúde –, da FMUP. O trabalho concluiu que as bactérias no estômago dos doentes com cancro gástrico são diferentes das que existem nos doentes com inflamação crónica no estômago (gastrite crónica).

Segundo os investigad­ores, a alteração do perfil bacteriano no estômago poderá vir a ser relevante no seguimento dos doentes com lesões pré cancerosas e contribuir para a prevenção do cancro do estômago.

De acordo com Céu Figueiredo, nos doentes com cancro do estômago há uma “diminuição da abundância da ‘H. pylori’”, e aparecem “bactérias que produzem substância­s químicas capazes de causar danos” no material genético das células.

 ??  ?? Céu Figueiredo trabalha na área do cancro no estômago
Céu Figueiredo trabalha na área do cancro no estômago
 ??  ?? Mariana Gomes Pinho investiga superbacté­rias que causam infeções
Mariana Gomes Pinho investiga superbacté­rias que causam infeções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal