Jornal de Notícias

Siza Vieira tutela área na qual a mulher trabalha

Governo diz não haver incompatib­ilidade e que há regras que escrutinam os concursos. Terceiro caso a ensombrar mandato de ministro da Economia

- Alexandra Inácio e Nuno Miguel Ropio sociedade@jn.pt

O novo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que tem sob sua alçada a área do Turismo, é casado com a presidente-executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP). O Governo garante que não existem “incompatib­ilidades”.

Cristina Siza Vieira, jurista, lidera a AHP desde 2010, depois de ter sido adjunta da presidênci­a do Conselho de Administra­ção da Amorim Turismo.

Questionad­os sobre eventuais incompatib­ilidades por causa das relações familiares, fontes dos dois organismos rejeitaram esse cenário. Fonte do gabinete do ministro justificou à Lusa que Cristina Siza Vieira é funcionári­a da AHP, uma “associação privada sem fins lucrativos”. A mesma fonte sublinhou que quaisquer entradas em concursos, por exemplo para financiame­ntos europeus, têm regras definidas e júris, o que pressupõe “escrutínio dos processos”.

Desde a entrada de Siza Vieira no Governo em 2017, foram levantadas várias questões relacionad­as com incompatib­ilidades. Primeiro, pelo facto de quando trabalhou como consultor, ter assessorad­o empresas de energia, o que o levou a pedir escusa neste tipo de decisões. Foi aliás este passado que motivou a passagem da Secretaria de Estado da Energia do Ministério da Economia para o do Ambiente.

Depois, o ministro esteve debaixo de fogo por ter criado uma imobiliári­a um dia antes de entrar no Governo, caso ainda sob análise do Tribunal Constituci­onal.

 ??  ?? Mulher de Siza Vieira lidera associação hoteleira
Mulher de Siza Vieira lidera associação hoteleira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal