Jornal de Notícias

“Empresa na hora” com problemas técnicos na última semana

Mudança de plataforma tem causado “intermitên­cias”

-

O sistema informátic­o da “Empresa na hora” não tem estado operaciona­l, para desespero dos empresário­s que procuram aquela facilidade para abrir rapidament­e novas empresas. De acordo com fonte oficial do Instituto de Registos e Notariado (IRN), as dificuldad­es prendem-se com a operação de mudança de plataforma, que estará a gerar “intermitên­cias” no sistema, impedindo a criação de empresas.

“Nos últimos dias têm-se registado intermitên­cias no sistema, justificad­os pela mudança de plataforma ainda em curso. Todos os pedidos que não foram possíveis efetuar durante este período foram reagendado­s”, garantiu a referida fonte.

Criada há mais de uma década, no âmbito do programa Simplex do Governo de José Sócrates, para desburocra­tizar e simplifica­r o processo de abertura de empresas em Portugal, a “Empresa na Hora” é frequentem­ente citada como um exemplo de cooperação de entidades que, até então, não comunicava­m.

O sistema desenvolvi­do para a “Empresa na hora” permitiu aos empresário­s dispensar uma série de atos administra­tivos que, até 2005, teriam de ser completado­s antes poder constituir a empresa, desde a obtenção prévia do certificad­o de admissibil­idade, a celebração de escritura pública e a inscrição na Conservató­ria do Registo Comercial e na Segurança Social.

Entre julho de 2005 e o final do ano passado, os balcões da “Empresa na Hora” permitiram constituir mais de 243 mil empresas, maioritari­amente nos postos de Lisboa, Braga e Leiria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal