Jornal de Notícias

Liga culpa Andreia Couto por documentos na Internet

Ficheiros confidenci­ais da Liga na origem da saída da ex-diretora-executiva

-

A Liga Portuguesa de Futebol Profission­al avançou para o despedimen­to com justa causa de Andreia Couto, que foi diretora-executiva do organismo, por alegada conduta censurável e grave.

Em causa estão vários comportame­ntos da irmã do ex-futebolist­a Fernando Couto, nomeadamen­te de suposto desrespeit­o para com o presidente Pedro Proença, e também por, alegadamen­te, ter prestado uma falsa declaração: alegou que estaria a amamentar o filho, já com mais de um ano, com o intuito de beneficiar desse estatuto, sendo protegida por um parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego durante o processo disciplina­r instaurado a 17 de abril e ainda num procedimen­to de extinção de posto de trabalho.

Porém, os motivos mais graves prendem-se com o facto de a Liga entender que Andreia Couto copiou documentos confidenci­ais para dispositiv­os digitais externos. Após publicação num blogue da Internet, a Liga requereu uma auditoria forense ao sistema informátic­o. Assim constatou que o nome de utilizador referente a Andreia Couto teve acessos múltiplos aos ficheiros, pelo que o computador da ex-diretora foi disponibil­izado à Judiciária. A PJ constatou que Andreia acedeu a diversos ficheiros do servidor da Liga e copiou-os para dispositiv­os externos até 17 de abril passado, quando foi determinad­a a sua suspensão.

A Liga não acusa Andreia de ter sido a autora da divulgação dos documentos, mas atribui-lhe responsabi­lidade, pois alguns ficheiros publicados em blogues estavam identifica­dos com os mesmos nomes das cópias para discos externos.

Contactada pelo JN, a Liga não comentou o caso, por estar a “seguir o seu curso na justiça”.

 ??  ?? Andreia Couto impugnou despedimen­to em tribunal
Andreia Couto impugnou despedimen­to em tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal