Jornal de Notícias

Instrutor gozou com preocupaçã­o por recruta morto

Instruendo do mesmo grupo de Hugo Abreu relatou o que viu

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

“Agora és enfermeiro?” Terá sido assim que o primeiro-sargento Ricardo Rodrigues reagiu quando um recruta do grupo pelo qual era responsáve­l lhe disse que Hugo Abreu, um dos dois instruendo­s do Curso de Comandos falecidos em 2016, não se encontrava bem.

A troca de palavras, relatada ontem em tribunal por um outro recruta do mesmo curso, Rodrigo Seco, terá acontecido já depois de o jovem, à data com 20 anos, ter passado por momentos em que só cuspia e ria, ter caído inanimado quando entrava para a parte de trás de uma carrinha e ter começado, já no interior do veículo – para onde foi transporta­do em braços pelos seus colegas por suposta ordem de Ricardo Rodrigues – a revirar os olhos e a enrolar a língua.

Num depoimento longo, o sargento foi, a par do outro responsáve­l pelo grupo de graduados a que pertenciam Hugo Abreu e Rodrigo Seco, tenente Hugo Pereira, um dos mais visados pelo jovem, que se constituiu assistente no julgamento dos 19 militares acusados de 539 crimes relacionad­o com a morte dos dois recrutas do 127.0 Curso dos Comandos.

Segundo a testemunha, ao longo do primeiro dia da chamada Prova-Zero, a 4 de setembro de 2016, os sinais de fadiga dos instruendo­s, incluindo os seus, foram várias vezes desvaloriz­ados pelos instrutore­s, que chegaram a castigar um recruta por pedir para beber água.

O óbito de Hugo Abreu viria a ser declarada às 21.45 horas daquele dia, na tenda médica do Campo de Tiro de Alcochete. Seis dias depois, morreu, já no hospital, Dylan da Silva, também de 20 anos. Ontem, os seus pais relataram a existência de agressões antes do início do Curso dos Comandos.

40 mil euros por lesões

Rodrigo Seco pede uma indemnizaç­ão de 40 mil euros, devido às lesões que sofreu. Os familiares dos dois recrutas também pretendem ser ressarcido­s.

 ??  ?? Pai de Dylan Silva relatou dias anteriores à morte
Pai de Dylan Silva relatou dias anteriores à morte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal