Jornal de Notícias

Meninos especiais foram modelos por um dia

“Todos por uma causa” levou profissões a 500 pessoas com deficiênci­a

- Delfim Machado locais@jn.pt

A sexta edição do evento “Todos por uma causa – Todos pela deficiênci­a” juntou cerca de 500 pessoas com deficiênci­a no pavilhão multiusos de Guimarães, ontem, sob o tema das profissões. Os meninos que frequentam as várias instituiçõ­es de Guimarães puderam a-prender 13 profissões, entre elas a de modelo, o que resultou num desfile de moda que em nada fica atrás dos profission­ais.

Ali, como noutros desfiles, imperou o luxo e o glamour, com os modelos a serem as estrelas. A ideia era mesmo essa, a de fazer das pessoas com deficiênci­a cidadãos “iguais em dignidade e em direitos”, sustentou a vereadora Paula Oliveira, da Câmara de Guimarães.

O “Todos por uma causa” é um evento da Santa Casa da Misericórd­ia de Guimarães, com apoio de dezenas de instituiçõ­es do concelho. Noémia Carneiro, a provedora, sustentou que iniciativa­s deste tipo são “essenciais para estarmos próximos dos outros”.

Enquanto experiment­avam as 13 profissões, os meninos eram animados pelo inigualáve­l Neno, figura de destaque da cidade, como futebolist­a e cantor, que deixou uma mensagem de esperança: “Que seja um dia de felicidade. É muito importante que façamos algo em prol de outras pessoas”.

Para além da de modelo, as profissões experiment­adas foram as de cientista, florista, carpinteir­o, homem da floresta, futebolist­a, bailarino, pasteleiro, veterinári­o, bombeiro, lavador de carros, agricultor e jornalista.

 ??  ?? No desfile de moda, imperou luxo e glamour
No desfile de moda, imperou luxo e glamour
 ??  ?? Bombeiros ensinaram manobras de reanimação
Bombeiros ensinaram manobras de reanimação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal