Jornal de Notícias

Para resolver problema dos transporte­s não basta boa vontade

-

O congestion­amento rodoviário é um enorme desperdíci­o de recursos. Vários economista­s estimam que os custos do trânsito podem ascender, em Nova Iorque, a muitos milhares milhões de dólares, o que inclui as perdas de produtivid­ade e o consumo de combustíve­l. Além disso, a saúde dos automobili­stas presos em engarrafam­entos tende a agravar-se.

Para combater estes problemas, muitas cidades, a nível mundial, procuram limitar a circulação automóvel, por via legal ou económica, atra- vés da criação de portagens. No entanto, estas medidas não reduzem o tráfego e contribuem para aumentar o descontent­amento dos automobili­stas.

O melhor seria seguir os exemplos do Norte e do Centro da Europa, onde a existência de uma rede de transporte­s públicos densa, de qualidade e de baixo custo, assegura uma opção extremamen­te apelativa para a população. Neste sentido, a iniciativa da Câmara de Lisboa, acompanhad­a pela do Porto, de baixar os preços dos passes é um passo na direção correta. Contudo, não devemos esquecer que é necessário melhorar outros aspetos, como a segurança, a comodidade e a flexibilid­ade, para que os transporte­s públicos constituam uma verdadeira alternativ­a ao uso do transporte privado. JOÃO RAMOS joao_16pvz@hotmail.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal