Jornal de Notícias

Jogo digital alerta os jovens para violência no namoro

UNLOVE já está disponível online. Jovens dos 12 aos 20 são público-alvo

- Salomé Filipe sociedade@jn.pt

Desmistifi­car o que é a violência no namoro – que não passa apenas por agressões físicas – é um dos objetivos do UNLOVE, um jogo digital que foi apresentad­o, ontem, na Universida­de de Aveiro (UA). Desenvolvi­do sob a responsabi­lidade do Movimento Democrátic­o de Mulheres (MDM), dirige-se essencialm­ente a jovens dos 12 aos 20 anos e foi revelado ao público no mesmo dia em que foi apresentad­o o UNPOP, um guião pedagógico que pretende ser uma ferramenta para os adultos (pais, educadores ou técnicos que lidem com jovens). Nesse último, os videoclipe­s musicais de consagrado­s artistas internacio­nais são a chave para chegar aos mais novos.

Na base do UNLOVE está uma tese de mestrado de alunos da UA, que, em 2013, contactara­m o MDM com o objetivo de desenvolve­r um videojogo que alertasse para a problemáti­ca da violência no namoro. No ano passado, a secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, ao ter conhecimen­to dos protótipos desenvolvi­dos, quis financiar o projeto.

ANALISAR VIDEOCLIPE­S

“Tínhamos que encontrar uma solução para chegar aos jovens, que começam as relações cada vez mais cedo. O jogo foi desenvolvi­do sempre junto do público-alvo, ao longo de 18 meses. Foi testado e os jovens foram dando contributo­s”, explica Manuela Antunes da Silva, da direção nacional do MDM.

O jogador do UNLOVE é desafiado a criar a sua personagem (“avatar”) e a do seu parceiro ou parceira. E, depois, passa a viver uma relação virtual de namoro, no decorrer do jogo, que o coloca de frente com questões, dúvidas e opções de comportame­ntos, à medida que evolui. “Não quisemos um jogo moralista, que penalize. Mas sim que oriente para a não violência”, adianta a dirigente do MDM.

Já o UNPOP é um guião para analisar videoclipe­s musicais famosos que passam “mensagens erradas” – relacionad­as com violência, discrimina­ção de género, entre outras –, ensinando os adultos a desconstru­ir outros vídeos com que se deparem diariament­e.

O objetivo é “aproximarm­o-nos da linguagem dos jovens”, resume Manuela Antunes da Silva. Os dois produtos serão, a partir de hoje, de acesso universal, online, e, numa primeira fase, serão divulgados, essencialm­ente, nas escolas do distrito de Aveiro.

 ??  ?? Jogo alerta para as agressões, que não são apenas físicas
Jogo alerta para as agressões, que não são apenas físicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal