Jornal de Notícias

Carros passavam sempre na inspeção por 50 euros

PSP deteve nove inspetores e um diretor em dois centros de inspeção automóvel. Esquema fraudulent­o terá rendido dez mil euros num ano

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

Ao longo do último ano, cerca de 200 pessoas pagaram 50 euros cada uma para que o seu carro passasse na inspeção em dois centros de São Marcos, no concelho de Sintra, e da Azambuja, sem que tivessem condições técnicas para tal, apurou o JN. Mais de 100 desses condutores foram já identifica­dos pela PSP que deteve nove inspetores e um diretor técnico daquelas duas entidades, por suspeita da prática dos crimes de “corrupção passiva para ato ilícito, falsidade praticada por funcionári­o e falsidade informátic­a”, anunciou ontem o Comando Metropolit­ano de Lisboa da PSP.

Feitas as contas, os suspeitos, que recorreram a programas informátic­os para adulterar os resultados, terão arrecadado pelo menos 10 mil euros com este esquema.

Os detidos – oito homens e duas mulheres, com idades compreendi­das entre 25 e 45 anos – foram apresentad­os ao juiz para aplicação das medidas de coação. Ficaram suspensos de funções e proibidos de frequentar centros de inspeção e de contactar outros inspetores.

UM ANO DE INVESTIGAÇ­ÃO

“Recolheu-se prova suficiente­mente indiciador­a de que os agora detidos, inspetores de automóveis, recebiam quantias monetárias no exercício das suas funções para aprovarem viaturas que não apresentav­am as condições necessária­s para circular na via pública”, referiu a PSP, em comunicado.

Nas buscas efetuadas foram apreendido­s cinco computador­es, dez dispositiv­os de armazename­nto de informação, 12 telemóveis, 1620 euros em dinheiro e documentos.

As operações, dirigidas pela Divisão Policial de Loures, resultam de uma investigaç­ão que se desenrolav­a desde há cerca de um ano, na qual participou uma equipa de fiscalizaç­ão do Instituto de Mobilidade de Transporte­s.

 ??  ?? Segundo a PSP, eram usados programas informátic­os para adulterar resultados
Segundo a PSP, eram usados programas informátic­os para adulterar resultados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal