Jornal de Notícias

Laboratóri­o para pequenos cientistas

Projeto de parceria entre IPATIMUP, a Câmara e a Bial, destina-se a alunos das escolas do concelho

- Filipa Vieira ana.vieira@jn.pt

São pequenos cientistas e ganharam um novo espaço para atividades experiment­ais. O Laboratóri­o Aberto de Biologia e Saúde da Maia (LABS Maia) recebe alunos do Pré-escolar, Básico e Secundário do concelho. “As escolas têm limitações”, afirma Luís Sines, responsáve­l pelo projeto. “Queremos contribuir para a realização de experiênci­as que os alunos não conseguem realizar em sala de aula”, acrescenta.

“Aprendi muitas coisas novas e é diferente porque aqui há muitos materiais que não temos na escola”, disse Leonardo Coelho, de nove anos, aluno do 4.º ano da EB de Seara.

“MÃOS NA MASSA”

É com uma bata branca e luvas que os alunos se preparam para as aulas de biologia. A iniciativa pretende que os estudantes “ponham a mão na massa”. Para isso, têm as atividades organizada­s de acordo com “os planos curricular­es e com as metas das aprendizag­ens”, explica Rita Coelho, responsáve­l pelo Laboratóri­o Aberto. A saúde e a prevenção serão os temas mais abordados. O trabalho em ambiente científico permite incutir rotinas nos mais novos que promovam o rastreio, o diagnóstic­o e a prevenção. “Esperam-se alterações nos comportame­ntos de forma a prevenir diabetes e cancro”, acrescenta Rita Coelho.

Gonçalo Mendes, de nove anos, não esconde o entusiasmo. “Gostei muito de fazer experiênci­as. Vou ensinar aos meus pais, à minha irmã, aos avós, às minhas primas e a quem estiver com eles”, afirmou o aluno do 4.º ano, que anseia ser o professor da família.

Ontem, a aula teve uma pergunta de partida: “É importante lavar as mãos com sabonete”?

REQUISIÇÃO POR EMAIL

O LABS Maia, instalado na Quinta da Gruta, tem “perspetiva­s de abrir à comunidade vizinha”, afirma Luís Sines. A utilização do espaço é possível através de uma requisição feita pelos professore­s das escolas por meio do correio eletrónico do LABS Maia.

O projeto resulta de uma parceria entre o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universida­de do Porto (IPATIMUP), a Câmara da Maia e da Bial. “Gostei de aprender como podemos tratar bem da nossa higiene pessoal” “Gosto de saber as coisas misteriosa­s que temos no nosso corpo. Foi muito divertido”

 ??  ?? Laboratóri­o Aberto de Biologia e Saúde funciona na Quinta da Gruta
Laboratóri­o Aberto de Biologia e Saúde funciona na Quinta da Gruta
 ??  ?? 8 anos
8 anos
 ??  ?? 9 anos
9 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal