Jornal de Notícias

Alfred Brendel fala sobre Mozart

-

É o regresso à Casa da Música do pianista austríaco a quem coube inaugurar a primeira temporada de piano em 2005, ano em que o equipament­o do Porto foi também inaugurado.

Alfred Brendel (1931), reconhecid­o pelas suas interpreta­ções das obras de Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms e Liszt, já estivera uma vez em Portugal, no Teatro Rivoli, em 1983. Mas nessa altura aturara para uma sala praticamen­te vazia. Mais de 30 anos depois, a relação de Brendel com a cidade a que tem ciclicamen­te voltado e onde tem atuado para uma sala Suggia sempre esgotada, mudou,

Este domingo, às 18 horas, outra vez na Casa da Música, regressa em dose dupla: para um recital e uma palestra sobre Mozart, sendo ele um dos poucos pianistas do Mundo que gravou todos os concertos para piano do compositor austríaco.

“Quem era Mozart? De que forma chamou a atenção dos seus contemporâ­neos? Até que ponto a sua notação deve ser literalmen­te interpreta­da? De que forma se comparam as suas poucas obras em tons menores com as muitas em tons maiores? E os seus concertos com as sonatas?”, são algumas das perguntas a que Alfred Brendel deverá dar resposta.

“Recorrendo a exemplos tocados em palco e às suas interpreta­ções registadas em disco, o lendário pianista austríaco revela alguns dos segredos que o tornaram uma referência mundial em Mozart e um dos maiores pianistas de sempre”, anuncia a Casa sobre “On playing Mozart”.

 ??  ?? Pianista austríaco regressa à Casa da Música
Pianista austríaco regressa à Casa da Música

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal