Jornal de Notícias

A ameaça da falsa doença de Bolsonaro

- Por Ivo Neto IVONNETO@JN.PT

O jornal “Folha de São Paulo” revelou aquela que pode ser mais uma fraude a envolver eleições e redes sociais.

O Brasil prepara-se para ir novamente a votos e o candidato que segue na frente nas sondagens, Jair Bolsonaro, terá recebido apoio financeiro de um grupo de empresário­s para espalhar notícias falsas no WhatsApp.

Terão sido gastos mais de três milhões de euros durante as semanas anteriores à primeira volta das eleições. Estaria a ser preparada nova campanha para a próxima semana, a última, antes da votação definitiva, a 28 de outubro.

O truque foi o mesmo usado nos EUA e no Reino Unido, tal como ficou demonstrad­o no pacote de notícias falsas que o Twitter apresentou esta semana. Explorar a emoção e o imediatism­o das redes sociais.

Uma das notícias falsas mais partilhada no Brasil foi a de um alegado cancro de Bolsonaro. O enredo é digno de um filme e fácil de convencer quem não procura informação além daquela que vê na rede. Bolsonaro teria um cancro em estado avançado, que terá sido mantido em segredo. Para justificar a operação de remoção do tumor, ele terá simulado uma facada. As notícias foram acompanhad­as de imagens, contribuin­do para o drama, apostando na viralizaçã­o.

JORNALISTA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal