Jornal de Notícias

Lá fora / França

Dunquerque, a cidade onde ninguém paga nos autocarros

-

revolução silenciosa que se está a viver na mobilidade da cidade francesa de Dunquerque, onde, há cerca de um mês, os autocarros passaram a ser totalmente gratuitos para residentes e turistas. Pessoas que nunca andavam de transporte­s públicos deixam agora o carro em casa e não poupam elogios à medida. O sistema começou por se aplicar apenas ao fim de semana, mas foi alargado a todos os dias.

Dunquerque, cidade situada no Norte de França, com cerca de 70 mil habitantes – mas onde a população chega aos 200 mil, contabiliz­ando a área metropolit­ana – tornou-se na maior cidade da Europa a oferecer transporte­s públicos gratuitos. Não há elétricos, tróleis ou comboios suburbanos, mas os autocarros são acessíveis e gratuitos – não exigem bilhetes ou passes – para todos os passageiro­s, inclusive para os visitantes.

O esquema inspirou-se em Talin, na Estónia, que em 2013 se tornou na primeira capital europeia a oferecer um serviço sem tarifas em autocarros, elétricos e tróleis, mas apenas para residentes no município. Cada pessoa paga dois euros por um “cartão verde”, após o qual todas as viagens são gratuitas. O resultado foi um aumento de 25 mil residentes registados.

No caso francês, os responsáve­is de Dunquerque fizeram questão de associar uma imagem jovem e atraente à campanha. Por isso, os autocarros urbanos que percorrem a histórica cidade portuária são pintados com cores fortes – rosa, laranja, verde, amarelo e azul – têm estofos a combinar e rede wi-fi. As autoridade­s urbanas têm planos para debates, música e até festas ocasionais nos veículos, a bordo dos quais já existe uma câmara selfie.

TENDÊNCIA EM CRESCENDO

Mas Dunquerque não é caso único. Wojciech Keblowski, especialis­ta em pesquisa urbana da Universida­de Livre de Bruxelas, conduziu um estudo que revela que em 2017 havia 99 redes de transporte­s públicos gratuitas em todo o Mundo, das quais 57 na Europa.

Entretanto, a Alemanha anunciou este ano que quer testar o esquema em cinco cidades, entre as quais Bona, Essen e Mannheim.

Patrice Vergriete, presidente da Câmara de Dunquerque, salienta que os sete milhões de euros investidos na campanha “não representa­m muito” quando se pensa nos benefícios para a comunidade.

 ??  ??
 ??  ?? Câmara para selfies a bordo de um autocarro urbano em Dunquerque, onde os passageiro­s não pagam pelas viagens
Câmara para selfies a bordo de um autocarro urbano em Dunquerque, onde os passageiro­s não pagam pelas viagens
 ??  ?? Dunkerke tem 70 mil habitantes, mas, contabiliz­ando a área metropolit­ana, a população chega aos 200 mil
Dunkerke tem 70 mil habitantes, mas, contabiliz­ando a área metropolit­ana, a população chega aos 200 mil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal