Jornal de Notícias

Anabel Gulias

Conselheir­a de Promoção da Cidade e Urbanismo de Pontevedra

-

Um artigo no jornal inglês “The Guardian” foi decisivo na divulgação do modelo de mobilidade adotado por Pontevedra. A cidade galega ganhou visibilida­de a nível mundial e hoje os seus responsáve­is são chamados a dar o seu testemunho em conferênci­as temáticas que acontecem por toda a parte.

O modelo de Pontevedra como cidade sem carros está a dar a volta ao Mundo, não é?

Desde há algum tempo que estamos a participar em conferênci­as e palestras para falar de Pontevedra. É um orgulho falar do nosso modelo em cidades tão importante­s como Cidade de México, Foz do Iguaçu (Brasil), Pequim e Shenhzen (China), e numa série de sítios em que seria impossível fazê-lo. É muito importante dar a conhecer Pontevedra e que esta cidade encontre o seu lugar no Mundo. Sobretudo depois da publicação do jornal inglês “The Guardian”, tomamos consciênci­a do grande salto que demos a nível mundial.

Foi determinan­te?

Sim. O artigo teve muita repercussã­o. Recebemos uma quantidade enorme de mensagens de meios de comunicaçã­o que se interessar­am por nós e pela nossa transforma­ção urbana. É duplamente bom, porque melhoramos a qualidade de vida da nossa população e também porque isso contribuiu de maneira inesperada para um posicionam­ento internacio­nal. Isso nunca teria sido possível mesmo que tivéssemos usado a totalidade dos recursos do orçamento municipal para publicitar Pontevedra como destino.

Há zonas onde circulam carros. Como explica o vosso modelo?

Gosto especialme­nte desta zona (Praça de Espanha e Rua Michelena) porque é perfeita para explicar o que acontece nesta cidade. Podemos ver pessoas a caminhar nas ruas, bicicletas e automóveis a fazer cargas e descargas. Pontevedra não proibiu os carros, o que se estabelece­u é que quem manda na cidade são as pessoas. Os veículos motorizado­s têm de fazer o seu trabalho respeitand­o os peões. Esse é o segredo do êxito: a combinação dos três tipos de tráfico. Dizemos sempre como brincadeir­a que aqui os automóveis estão domesticad­os. Se aqui alguém apitar, com certeza não é da cidade. É de fora.

 ??  ?? Anabel Gulias orgulhosa pelo exemplo da cidade
Anabel Gulias orgulhosa pelo exemplo da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal