Jornal de Notícias

Governo fala em “esforço” de milhões com saúde

Bloco de Esquerda anunciou apoio ao Orçamento do Estado

-

O Governo assegurou que o Orçamento do Estado (OE) de 2019 vai recuperar os “mil milhões de euros de que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tinha sido alvo de desinvesti­mento” por parte do Executivo PSD/CDS.

A garantia foi deixada pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamenta­res, Pedro Nuno Santos, em Coimbra, no segundo dia do “road-show” de governante­s socialista­s pelo país, para explicarem as medidas do OE e que termina na quarta-feira, com António Costa, em Lisboa.

Pedro Nuno Santos admitiu “falhas e problemas” no SNS. Mas disse que há “um esforço tremendo” do Governo em 2019 para as corrigir, com um reforço de mais de 500 milhões de euros no setor.

O secretário de Estado, a quem cabe gerir as vontades do BE e do PCP no Parlamento, foi desafiado pelo deputado do PS Pedro Coimbra, que estava na plateia, a falar na polémica regra de acesso à reforma, por considerar que “está mal explicada”. Porém, Pedro Nuno Santos não deu qualquer explicação sobre a medida enquanto os jornalista­s puderam ouvir o seu discurso.

BE GARANTE VOTO A FAVOR

Quando falta ainda conhecer a posição do PCP e depois do PEV, o BE foi, ontem, o segundo partido dos três que apoiam o Governo a anunciar o voto a favor do OE. Contudo, a coordenado­ra bloquista assegurou que o partido “bater-se-á por novo avanços na [discussão na] especialid­ade”.

No fim da reunião da Mesa Nacional do BE, Catarina Martins não deixou de lamentar algumas “ambiguidad­es e recuos” do Governo em matérias como a integração de precários ou políticas de energia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal