Jornal de Notícias

Gangue armado roubou bens avaliados em meio milhão a 30 pessoas. Espancavam e levavam telemóveis para vítimas não pedirem socorro

- Reis Pinto rpinto@jn.pt

O trio de assaltante­s é suspeito de ter assaltado, à mão armada, 30 idosos na zona do Grande Porto. As vítimas foram surpreendi­das no interior das residência­s e algumas delas agredidas com extrema violência. Há casos em que os idosos foram asfixiados, com sacos na cabeça, para que revelassem onde tinham escondidos os bens e dinheiro.

Em 2010, Fernando e Emanuel Santos, gémeos de 34 anos, tinham sido condenados a sete anos de prisão por roubos. Um deles cumpriu a pena; o outro encontrava-se foragido até ser apanhado pela PSP após a série de roubos. As autoridade­s sabem que passou por França, onde surge referencia­do

Fernando e Emanuel

Condenados a sete anos de prisão, em 2010, por roubos. Um deles cumpriu pena; outro fugiu para França. Havia mandado pendente.

Hugo (“Shevchenko”)

Condenado na semana passada a cinco anos de pena suspensa, por roubos.

em diversos assaltos e possuía um mandado de detenção europeu.

Já o sobrinho, Hugo Saraiva, 20 anos, fora condenado na semana passada a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por roubos.

O gangue, que atuava armado e de cara tapada, tinha como cúmplice a namorada grávida de um deles e que acabou por ajudar à fuga. Roubou ouro, prata, relógios, dinheiro e artigos avaliados em meio milhão de euros. Os assaltante­s foram detidos em Baguim do Monte, Gondomar, pela Divisão de Investigaç­ão Criminal da PSP do Porto. Também detidos foram a companheir­a de Emanuel, de 22 anos, que comprava o que o grupo necessitav­a para os assaltos, e o recetador, de 64 anos, que lhes adquiria ouro e prata. Acabaram libertados.

Segundo o comissário Afonso Sousa, os alvos eram “pessoas idosas, entre os 65 e os 95 anos”. Várias vítimas tiveram de receber tratamento, mas, sem os telemóveis, ficavam impedidas de pedir socorro.

PUBLICIDAD­E

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal