Jornal de Notícias

Centenas na rua para exigir nova ala pediátrica

Cordão humano pela construção urgente no S. João. Duvidam do início das obras em janeiro

- Joana M. Soares locais@jn.pt

Foi o filho de Jorge Pires, presidente da recém-criada Associação Pediátrica Oncológica, que está doente, quem teve a ideia de simbolicam­ente organizar um cordão humano que colocasse na agenda política a “urgência da construção da ala pediátrica no Hospital de São de João”. E assim aconteceu. Cerca de 400 pessoas deram ontem as mãos e em marcha lenta contornara­m os contentore­s que servem de hospital pediátrico há oito anos, para as crianças que padecem de doenças oncológica­s.

“Ouvi dizer que as obras arrancavam em janeiro, mas já sei que tal não é possível”, disse Jorge Pires, explicando que falou “com o arquiteto responsáve­l pelo projeto da obra feito em 2012 que disse que neste período houve um avanço tecnológic­o, e por isso, terá de reunir com a administra­ção do hospital e antes de abril do próximo ano não há nenhum papel feito, porque não é possível”.

“A nova ministra [Marta Temido] esteve envolvida num memorando em que foi decretada a urgência da construção da ala pediátrica, não tem razões para dizer que não conhece nem o projeto nem o problema”, acrescento­u.

“Temos é o problema de saber se o ministro das Finanças liberta ou não liberta os fundos para que a obra se faça”, adiantou.

“O meu filho há sete anos que necessita de receber tratamento no hospital e as condições são muito más”, disse, por sua vez, Lidiane Silva, mãe de William, de 10 anos. “Assistimos ao jogo do empurra. O Governo anterior culpa este Governo, este Governo culpa o anterior” “Os médicos e os funcionári­os precisam de um local de trabalho decente”

 ??  ?? Cerca de 400 pessoas uniram-se no protesto
Cerca de 400 pessoas uniram-se no protesto
 ??  ?? Mãe de William, utente
Mãe de William, utente
 ??  ?? Pres. Ass. Pediátrica Oncológica
Pres. Ass. Pediátrica Oncológica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal