Jornal de Notícias

“Mais jardim, mais pessoas, menos carros”, pede o povo

Manifestaç­ão contra parque de estacionam­ento subterrâne­o no Rossio juntou 500 aveirenses

- Salomé Filipe locais@jn.pt

Cerca de 500 pessoas formaram, ontem, no jardim do Rossio, em Aveiro, a palavra “não”, em jeito de protesto. Dizem que não querem “a destruição do Rossio”, são contra o projeto da Câmara Municipal para aquela zona – que inclui um parque de estacionam­ento subterrâne­o – e pedem “mais jardim, mais pessoas e menos carros”.

Cerca das 10.30 horas, os manifestan­tes, muitos deles oriundos até de fora do concelho, juntaram-se no jardim para dar início ao protesto. O movimento “Juntos pelo Rossio” tinha cem camisolas para vender – com a palavra “não” a sobressair –, que esgotaram num ápice. Mas muitos tinham levado de casa cartazes, com palavras de ordem contra o projeto da Câmara para a remodelaçã­o daquele espaço.

“Primeiro, somos contra o estacionam­ento, porque é uma obra megalómana que vai demorar anos e que não é necessária, porque há muitas opções de estacionam­ento na cidade. Em segundo, somos também contra o projeto previsto para a superfície, com uma praça despida, sem árvores nem relva”, explicou David Iguaz, um dos responsáve­is pela manifestaç­ão.

As cerca de 500 pessoas rumaram, depois, até aos Paços do Concelho, em marcha. “Verde sim, desterro não” era o grito de ordem, que foi aumentando de volume à medida que a mancha de gente se aproximava da sede do município. “Sou contra o betão. Aveiro praticamen­te não tem espaços verdes, portanto temos de preservar os que temos”, opinava Rosa Maria, de Esgueira. “De cimento já estamos fartos. Sou contra toda a obra e a favor da recuperaçã­o deste parque verde que tantas vezes frequento”, dizia, por sua vez, Isabel Veladas.

Durante a semana, tinham estado no Rossio máquinas de perfuração, para o estudo geológico que está em curso, através do qual a Câmara vai estudar a viabilidad­e do estacionam­ento subterrâne­o. “Deixamos na Câmara 12 árvores, para que plantem nos 12 buracos que as máquinas fizeram”, adiantou David Iguaz.

 ??  ?? Manifestan­tes reuniram-se no Rossio e dali rumaram aos Paços do Concelho
Manifestan­tes reuniram-se no Rossio e dali rumaram aos Paços do Concelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal